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Ministério da Justiça e Segurança Pública

 

PORTARIA espen/depen/mjsp  Nº 180, de 03 de abril de 2024

 
  

Institui o II Curso Metodologia em Gestão de Políticas Penais a ser realizado entre 22/04/2024 a 26/04/2024.

 

A DIRETORA DA ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇOS PENAIS, no uso de suas atribuições previstas pela Portaria n º 3.123, art. 7º, publicada no Diário Oficial Nº 234 de 3 de dezembro de 2012,

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 08016.005740/2024-51,

RESOLVE:

Art. 1º Instituir o  II Curso Metodologia em Gestão de Políticas Penais, destinado a 35 Servidores, a ser realizado na modalidade de ensino a distância (síncrono e assíncrono), no período de 22/04/2024 a 26/04/2024, conforme Plano de Ação Educacional em anexo.

Art. 2º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 
 

ANEXO I  -  Portaria 180, de 03 de abril de 2024.

 

PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

 II Curso Metodologia em Gestão de Políticas Penais

JUSTIFICATIVAS

Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019 e 10.506, de 2 de outubro de 2020 que dispõem sobre a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112.

Portaria n º 3.123, de 3 de dezembro de 2013, que cria a ESPEN .

Portaria n° 399, de 05 de novembro de 2015, institui a política de Desenvolvimento de Pessoas – PDP, no âmbito da Secretaria Nacional de Políticas Penais - SENAPPEN e dá outras providências.

OBJETIVOS

O curso tem por finalidade capacitar servidores e servidoras dos sistemas penitenciários para Identificar e  analisar as principais transformações da política penal no Brasil nos últimos anos, situando sua interface com os sistemas de proteção e garantia de direitos, e o lugar das políticas de penas e medidas alternativas ao cárcere, monitoração eletrônica e atenção à pessoa egressa do sistema prisional.  

PÚBLICO ALVO

O curso será ministrado para servidores das Escolas Penais dos entes federados e da SENAPPEN.

MATRÍCULA

Os participantes serão matriculados por ato da Direção da ESPEN, após indicação da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais - SENAPPEN, respeitando os critérios estabelecidos.

ORGANIZAÇÃO

O curso funcionará de acordo com as prescrições contidas neste Plano e no Regime Escolar da ESPEN.

Metodologia

Será adotada a modalidade de ensino a distância, síncrono com interação e assíncrono,  com a utilização de técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupos.

Duração

O evento será realizado no período de 22/04/2024 a 26/04/2024, conforme Plano de Ação Educacional em anexo, com carga horária total de 20 (vinte horas) horas-aula em 4 (quatro) dias letivos, com até 2(duas) horas-aulas síncronas  por dia, e 14 horas/aulas destinadas a  leitura do material didático e execução de tarefas. 

Distribuição do tempo (aulas síncronas)

a) 

Histórico e transformações da Política Penal nas últimas décadas no país

Políticas penais e políticas sociais: desafios e perspectivas intersetoriais e interseccionais;

Políticas penais além do cárcere: premissas, estruturas e diretrizes gerais

.............................................................................................................................2h/a

b)

Estratégias de produção, visualização e monitoramento de dados sobre políticas penais;

Do Infopen ao Sisdepen – limites e alcances;

O Microsoft Power BI: elaboração de painéis de controle e monitoramento de indicadores para as políticas penais;

.............................................................................................................................2h/a

Total

 .................................................................................................................... 4h/a

Grade curricular

DISCIPLINA

OBJETIVOS

CARGA HORÁRIA

Histórico e transformações da Política Penal nas últimas décadas no país

Políticas penais e políticas sociais: desafios e perspectivas intersetoriais e interseccionais;

Políticas penais além do cárcere: premissas, estruturas e diretrizes gerais

Refletir sobre as relações de poder e criminalização da pobreza no Brasil;

Entender sobre representações sociais de gênero e patriarcado;

2h/a

Estratégias de produção, visualização e monitoramento de dados sobre políticas penais;

Do Infopen ao Sisdepen – limites e alcances;

O Microsoft Power BI: elaboração de painéis de controle e monitoramento de indicadores para as políticas penais;

Compreender o racismo estrutural e seus impactos no sistema penal;

Discutir letramento de gênero;

2h/a

TOTAL

4h/a

GRADE HORÁRIA DA AÇÃO EDUCACIONAL

 II Curso Metodologia em Gestão de Políticas Penais

HORÁRIOS

TERÇA-FEIRA

23/03/2024

QUINTA-FEIRA

25/04/2024

08H30- 10H10

Histórico e transformações da Política Penal nas últimas décadas no país

Políticas penais e políticas sociais: desafios e perspectivas intersetoriais e interseccionais;

Políticas penais além do cárcere: premissas, estruturas e diretrizes gerais

                                Instrutor 

João Vitor Rodrigues Loureiro  

Estratégias de produção, visualização e monitoramento de dados sobre políticas penais;

Do Infopen ao Sisdepen – limites e alcances;

O Microsoft Power BI: elaboração de painéis de controle e monitoramento de indicadores para as políticas penais;

                                                  Instrutor 

João Vitor Rodrigues Loureiro  

ROTEIRO DE ESTUDOS DO CURSO

Aula

Objetivos de Aprendizagem Específicos

Conteúdos e Referências

Checklist de Atividades

Ferramenta

Aula 1

ASSÍNCRONA

Segunda-feira 

22/04

Ao final, o aluno deverá ser capaz de identificar e analisar as condições estruturantes e principais transformações da política penal nas últimas décadas no Brasil; de localizar e analisar as principais interfaces entre políticas sociais gerais e específicas com as políticas penais, sobretudo aquelas relacionadas aos campos da saúde, educação, assistência social e suas dimensões com públicos e segmentos diversos e de identificar diretrizes e princípios gerais de políticas de alternativas penais, monitoração eletrônica e atenção à pessoa egressa.

- Lei de Execução Penal: origens, sentido, limites e alcance;

- Evolução da população privada de liberdade em estabelecimentos penais;

-Instituições, financiamento e arranjos de políticas penais no país: noções introdutórias

- Sistema Único de Saúde e Políticas Penais

- Políticas de Educação e Políticas Penais

- Sistema Único de Assistência Social e suas interfaces com as Políticas Penais

- Políticas de Trabalho e Emprego e Políticas Penais

- Interseccionalidades e políticas penais: raça, gênero, etnia, pessoas com deficiência,

diversidade religiosa, orientação sexual e políticas penais.

- Introdução às diretrizes nacionais e modelos de gestão em alternativas penais;

- Introdução às diretrizes nacionais e modelos de gestão em monitoração eletrônica;

- Introdução às diretrizes nacionais e modelos de gestão para políticas de atenção à pessoa

egressa

Leitura prévia do material didático (assíncrono)

Para a execução da atividade o aluno deverá proceder à Leitura da Apostila disponÍvel na plataforma TEAMS.

Aula 2

 SÍNCRONA

Terça-feira 

23/04

08H30- 10H10

Ao final, o aluno deverá ser capaz de conhecer o histórico e transformações da Política Penal nas últimas décadas no país; conhecer desafios e perspectivas intersetoriais e interseccionais para as políticas penais e políticas sociais e conhecer premissas, estruturas e diretrizes gerais de políticas penais além do cárcere.

- Histórico e transformações da Política Penal nas últimas décadas no país

- Políticas penais e políticas sociais: desafios e perspectivas intersetoriais e interseccionais;

- Políticas penais além do cárcere: premissas, estruturas e diretrizes gerais

Aula síncrona com abordagem da temática do curso

Para a execução da atividade o aluno deverá participar da aula no período da manhã, via link da Plataforma Teams disponibilizado previamente pela Espen.

Aula 3

ASSÍNCRONA

Quarta-Feira 

24/04

Ao final, o aluno deverá ser capaz de conhecer os principais arranjos institucionais para gestão de políticas penais; Conhecer papeis, desafios e potencialidades dos poderes Judiciário e Executivo na gestão de políticas voltadas à execução penal; e conhecer estratégias de financiamento da política penal no país.

- A Secretaria Nacional de Políticas Penais: da execução penal às políticas penais

- Os Estados da Federação: limites e potenciais;

- Estratégias de atuação dos poderes Executivo e Judiciário nos fluxos de ingresso,

permanência e saída da prisão e das penas e medidas alternativas à prisão

- Controle, transparência e fiscalização: do Estado à sociedade civil

Estratégias de financiamento da política penal no país

- o FUNPEN: potencialidade e desafios das transferências voluntárias à modalidade fundo a

fundo

- Ações de cooperação técnica

Estratégias de produção, visualização e monitoramento de dados sobre políticas penais

- Do Infopen ao Sisdepen – limites e alcances

- O Microsoft Power BI: elaboração de painéis de controle e monitoramento de indicadores

para as políticas penais

Análise e desenvolvimento do Estudo de caso proposto pelo instrutor (assíncrono)

Para a execução da atividade o aluno deverá desenvolver reflexões relativas ao estudo de caso previamente proposto pelo professor, apontando reflexões próprias sobre o tema/assunto proposto.

Aula 4

SÍNCRONA

Quinta-Feira

25/04

08H30- 10H10

Ao final, o aluno deverá ser capaz de conhecer estratégias de produção, visualização e monitoramento de dados sobre políticas Penais e aplicar os conhecimentos básicos sobre arranjos institucionais para a política penal, e demais aplicações dos conhecimentos do curso em sua realidade profissional.

Todo o conteúdo do Curso

Aula síncrona com abordagem da temática e fechamento/ compartilhamento de experiências dos estudantes

Para a execução da atividade o aluno deverá participar da aula no período da manhã, via link da Plataforma Teams disponibilizado previamente pela Espen.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Verificações

Serão feitas 02 verificações de caráter eliminatório, organizadas da seguinte forma: será checado a presença  do aluno em sala por meio das participações e câmara ligada.

Dos critérios para aprovação

O aluno deverá participar das atividades e entregar a avaliação escrita (relato do estudante).

Os casos omissos, na aplicação das verificações e seus resultados, serão dirimidos pela Escola Nacional de Serviços Penais da SENAPPEN.

DISPOSIÇÕES DIVERSAS

O curso será realizado na Plataforma Teams.

Os conteúdos programáticos serão ministrados em conformidade com os Planos de Disciplinas elaborados pelos professores e adequados ao público selecionado.

Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem presença em pelo menos 100% (cem por cento) da carga horária do curso e forem aprovados conforme critérios definidos no item 6 deste plano.

Os casos omissos serão decididos pela Escola Nacional de Serviços Penais ESPEN em consonância com as diretrizes do DEPEN.

 

Aprovo,

Brasília/DF, 03 de abril de 2024.

 

STEPHANE SILVA DE ARAÚJO

Diretora da Escola Nacional de Serviços Penais

 

Referência: Processo nº 08016.005740/2024-51 SEI nº 27462444

Este texto não substitui o original publicado nos veículos oficiais (Diário Oficial da União - DOU e Boletim de Serviço - BS).