Timbre
Ministério da Justiça e Segurança Pública

 

PORTARIA CEDUC Nº 26, de 9 de abril de 2018

  

Institui o 2º Curso de Formação de Formadores - Área de Inteligência Penitenciária, a ser realizado em Brasília/DF. 

A DIRETORA DA ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇOS PENAIS, no uso de suas atribuições previstas pela Portaria n º 3.123, art. 7º, publicada no Diário Oficial Nº 234 de 3 de dezembro de 2012,

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 08016.002482/2018-11,

RESOLVE:

Art. 1º Instituir o 2º Curso de Formação de Formadores - Área de Inteligência Penitenciária, destinado aos servidores da área penitenciária , a ser realizado em Brasília/DF, no período de 04 a 13 de abril de 2018, conforme Plano de Ação Educacional em anexo.

Art. 2º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

2º Curso de Formação de Formadores – Área de Inteligência Penitenciária

 

1. JUSTIFICATIVAS

1. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112.

2. Portaria n º 3.123, de 3 de dezembro de 2013, que cria a ESPEN.

3. Uniformizar os conhecimentos dos professores da ESPEN que lecionam em cursos da área de Inteligência Penitenciária.

2. OBJETIVOS

Desenvolver conhecimentos e habilidades pedagógicas necessárias à execução das atribuições a docência, aperfeiçoando-o para exercer, de maneira científica e eficaz, a utilização de técnicas de didática adotadas pela ESPEN.

Ampliar referenciais teóricos e práticos que permitam a construção de uma cultura de formação de docentes, servidores penitenciários, contribuindo para a capacitação do quadro funcional do DEPEN, o pleno desenvolvimento da sua missão institucional e valorização profissional. 

1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. lecionar segundo as orientações pedagógicas emanadas pela Espen;

2. atuar como docente da Espen em cursos da área de Inteligência Penitenciária;

3. PÚBLICO ALVO

Servidores da área penitenciária que lecionaram em ações educacionais instituídas pela ESPEN na área de Inteligência Penitenciária.

4. MATRÍCULA

Os participantes serão matriculados por ato da Direção da ESPEN, após indicação da Coordenação- Geral de Inteligência Penitenciária.

5. ORGANIZAÇÃO

O curso funcionará de acordo com as prescrições contidas neste Plano e no Regime Escolar da ESPEN.

5.1 Metodologia

Será adotada a modalidade de ensino presencial, com a utilização de técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupo.

5.2 Duração

O evento será realizado no período de 04 a 13 de abril de 2018, com carga horária total de 72 (setenta e dois) horas-aula em 9 (nove) dias letivos, com até 10 (doze) horas-aula por dia.

5.3 Distribuição do tempo

a) Disciplinas curriculares

.............................................................................................

44 h/a

b) Avaliações

............................................................................................... 28 h/a

Total

................................................................................................

 72 h/a

 

5.4 Grade curricular

 

DISCIPLINA

OBJETIVOS

OBJETIVOS

CARGA HORÁRIA

ESPEN

Conhecer o organograma da Espen e a atribuição de cada setor/divisão/núcleo.

Valorizar a instituição que representa, bem como compreender os limites desta representação no cotidiano do Docente da Espen

2 h/a

Área de Inteligência do DEPEN.

Identificar as ações educacionais existentes da área de inteligência;

Identificar a área de atuação do formador e as principais habilidades a ser desenvolvidas durante sua formação.

2 h/a

Tema 1

Não encaminhado pela área demandante

4 h/a

Planejamento Educacional

Planejamento Educacional

  • Nomear e caracterizar os tipos de planos;

  • Distinguir os elementos do Plano de Disciplina e de Aula;

  • Definir competências;

  • Criar objetivos gerais e específicos.

4 h/a

Tema 2

Não encaminhado pela área demandante

4 h/a

Avaliação

Conhecer as orientações e técnicas de elaboração de questões. Identificar os campos do formulário de questões.
Aplicar as técnicas de elaboração de questões.
Analisar questões apontando os erros existentes.

2 h/a

Recursos e Estratégias

Identificar recursos de ensinagem;
Apontar o uso correto de recursos audiovisuais;
Identificar estratégias facilitadoras de ensinagem;
Relacionar determinada estratégia com o recurso mais adequado.

4 h/a

Tema 3

Não encaminhado pela área demandante

4 h/a

Oficina de Produção de Material Didático

Aplicar os conhecimentos e técnicas de elaboração de questões;

Construir 4 questões objetivas, com nível de dificuldade diversos, cujo conteúdo seja dos Temas aprendidos durante o curso.

Aplicar os conhecimentos e técnicas de elaboração de slides;

Elaborar um plano de aula, cujo conteúdo seja dos temas aprendidos durante o curso.

Aplicar os conhecimentos e técnicas de elaboração de slides;

Elaborar um plano de aula, cujo conteúdo seja dos temas aprendidos durante o curso.

12 h/a

Tema 3 

Não encaminhado pela área demandante

4 h/a 

Tema 4

Não encaminhado pela área demandante

2 h/a 

Tema 5

Não encaminhado pela área demandante

2 h/a 

Apresentação de aula - Grupo de observação e Grupo de validação

Ministrar uma aula de 20 min de acordo com as técnicas aprendidas;

Atuar com ética;
Utilizar os recursos de ensino de forma adequada.

12 h/a

Banca de avaliação

Elaborar plano de aula de acordo com as técnicas da Espen; Aplicar as técnicas de ensinagem;

Ministrar uma aula de 20 min de acordo com os indicadores do instrumento de avaliação;

Atuar com ética.

14 h/a

TOTAL

 

72 h/a

 

5.5 Grade Horária

 

PERÍODO

04/04 (QUARTA)

05/04 (QUINTA)

06/04 (SEXTA)

07/04 (SÁBADO)

08h – 9h40

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

T2 – Operações de Inteligência Recon

T3 – Contrainteligência CI

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

 

ESPEN – organograma

ÉTICA e postura profissional do formador.

Taís / Abel

Isaac

Medeiros

GO E GV ALUNOS 1/2/3

Medeiros

10h – 11h40

Área de Inteligência

Identificar as ações educacionais existentes da área de inteligência;

Identificar a área de atuação do formador e as principais habilidades a ser desenvolvidas durante sua formação.

Medeiros

T2 – TIPEN

Medeiros

T3 – Contrainteligência CI

Medeiros

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

GO E GV ALUNOS 4/5/6

Medeiros

11h40 – 13h

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

13h – 14h40

T1 – Inteligência Penitenciaria (IPEN)

Medeiros

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

A V ALIAÇÃO

Flávia

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

A V ALIAÇÃO Petra

 

14h40 – 15h

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

15h – 16h40

T1 – Inteligência Penitenciaria (IPEN)

Medeiros

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

RECURSOS E

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

 
   

ESTRATÉGIAS-

Petra

PLANEJAMENTO Petra

 
16h40 – 17h INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO
17h – 18h40

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

PLANEJAMENTO

Petra

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

RECURSOS E ESTRA TÉGIAS-

Petra

 

 

 

 

PERÍODO

09/04 (SEGUNDA)

10/04 (TERÇA)

11/04 (QUARTA)

12/04 (QUINTA)

13/04 (SEXTA)

08h – 9h40

T4 – Entrevista

Isaac

T5 PC- CPC

Isaac

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Petra

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

BANCA
AVALIAÇÃO

ALUNOS 7/8/9

Petra/ Isaac

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

BANCA
AVALIAÇÃO

ALUNOS 19/20

Petra/ Medeiros

9h40 – 10h

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

10h – 11h40

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL
DIDÁTICO

Petra

T5 – PC – CPC

Adriana

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL 
DIDÁTICO

Petra

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

BANCA
AVALIAÇÃO

ALUNOS 

10/11/12

Petra/ Medeiros

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento PedagógicoOFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Petra

11h40 – 13h

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

13h – 14h40

 

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico


GO E GV ALUNOS

7/8/9/10


Petra/ Medeiros

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

GO E GV

ALUNOS 14/15/16/17

Petra/ Isaac

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

BANCA
A V ALIAÇÃO

ALUNOS 1/2/3

Petra/ Medeiros

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

BANCA
A V ALIAÇÃO

ALUNOS 16/17/18

Petra/ Isaac

Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Petra

 

6. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

6.1 Verificações

Será feita uma verificação de aprendizagem, organizada da seguinte forma:

6.1.1 Banca de Avaliação (BA) –Elaborar Plano de aula e disciplina e slides de acordo com as técnicas da Espen Ministrar uma aula de 20 (vinte) minutos de acordo com os indicadores do instrumento de avaliação aplicando as técnicas de ensinagem.

6.1.2 O aluno deverá obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) na verificação.

6.1.3 Os casos omissos, na aplicação das verificações e seus resultados, serão dirimidos pela Escola

Nacional de Serviços Penais do Depen.

7. DISPOSIÇÕES DIVERSAS

7.1 O curso será realizado no Auditório “Lucas Barbosa da Costa”, na Sede do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, SCN Quadra 03 Bloco B Lote 120, Edifício Victória, 1o Subsolo, sala S-07 - Bairro Setor Comercial Norte, Brasília/DF, CEP 70713-020.

7.2 Os conteúdos programáticos serão ministrados em conformidade com os Planos de Disciplinas elaborados pelos professores e adequados ao público selecionado.

7.3 Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem presença em pelo menos 90% (noventa por cento) da carga horária do curso e forem aprovados conforme critérios definidos no item 6 deste plano.

7.8 Os casos omissos serão decididos pela Escola Nacional de Serviços Penais ESPEN em consonância com as diretrizes do DEPEN.

 

 

TAIS KUCHNIR

 

 

Este texto não substitui o original publicado nos veículos oficiais (Diário Oficial da União - DOU e Boletim de Serviço - BS).