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PORTARIA CEDUC Nº 26, de 9 de abril de 2018
Institui o 2º Curso de Formação de Formadores - Área de Inteligência Penitenciária, a ser realizado em Brasília/DF. |
A DIRETORA DA ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇOS PENAIS, no uso de suas atribuições previstas pela Portaria n º 3.123, art. 7º, publicada no Diário Oficial Nº 234 de 3 de dezembro de 2012,
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 08016.002482/2018-11,
RESOLVE:
Art. 1º Instituir o 2º Curso de Formação de Formadores - Área de Inteligência Penitenciária, destinado aos servidores da área penitenciária , a ser realizado em Brasília/DF, no período de 04 a 13 de abril de 2018, conforme Plano de Ação Educacional em anexo.
Art. 2º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL
2º Curso de Formação de Formadores – Área de Inteligência Penitenciária
1. JUSTIFICATIVAS
1. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112.
2. Portaria n º 3.123, de 3 de dezembro de 2013, que cria a ESPEN.
3. Uniformizar os conhecimentos dos professores da ESPEN que lecionam em cursos da área de Inteligência Penitenciária.
2. OBJETIVOS
Desenvolver conhecimentos e habilidades pedagógicas necessárias à execução das atribuições a docência, aperfeiçoando-o para exercer, de maneira científica e eficaz, a utilização de técnicas de didática adotadas pela ESPEN.
Ampliar referenciais teóricos e práticos que permitam a construção de uma cultura de formação de docentes, servidores penitenciários, contribuindo para a capacitação do quadro funcional do DEPEN, o pleno desenvolvimento da sua missão institucional e valorização profissional.
1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. lecionar segundo as orientações pedagógicas emanadas pela Espen;
2. atuar como docente da Espen em cursos da área de Inteligência Penitenciária;
3. PÚBLICO ALVO
Servidores da área penitenciária que lecionaram em ações educacionais instituídas pela ESPEN na área de Inteligência Penitenciária.
4. MATRÍCULA
Os participantes serão matriculados por ato da Direção da ESPEN, após indicação da Coordenação- Geral de Inteligência Penitenciária.
5. ORGANIZAÇÃO
O curso funcionará de acordo com as prescrições contidas neste Plano e no Regime Escolar da ESPEN.
5.1 Metodologia
Será adotada a modalidade de ensino presencial, com a utilização de técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupo.
5.2 Duração
O evento será realizado no período de 04 a 13 de abril de 2018, com carga horária total de 72 (setenta e dois) horas-aula em 9 (nove) dias letivos, com até 10 (doze) horas-aula por dia.
5.3 Distribuição do tempo
a) Disciplinas curriculares |
............................................................................................. 44 h/a |
b) Avaliações |
............................................................................................... 28 h/a |
Total |
................................................................................................ 72 h/a |
5.4 Grade curricular
DISCIPLINA |
OBJETIVOS |
OBJETIVOS CARGA HORÁRIA |
ESPEN |
Conhecer o organograma da Espen e a atribuição de cada setor/divisão/núcleo. Valorizar a instituição que representa, bem como compreender os limites desta representação no cotidiano do Docente da Espen |
2 h/a |
Área de Inteligência do DEPEN. |
Identificar as ações educacionais existentes da área de inteligência; Identificar a área de atuação do formador e as principais habilidades a ser desenvolvidas durante sua formação. |
2 h/a |
Tema 1 |
Não encaminhado pela área demandante |
4 h/a |
Planejamento Educacional |
Planejamento Educacional
|
4 h/a |
Tema 2 |
Não encaminhado pela área demandante |
4 h/a |
Avaliação |
Conhecer as orientações e técnicas de elaboração de questões. Identificar os campos do formulário de questões. |
2 h/a |
Recursos e Estratégias |
Identificar recursos de ensinagem; |
4 h/a |
Tema 3 |
Não encaminhado pela área demandante |
4 h/a |
Oficina de Produção de Material Didático |
Aplicar os conhecimentos e técnicas de elaboração de questões; Construir 4 questões objetivas, com nível de dificuldade diversos, cujo conteúdo seja dos Temas aprendidos durante o curso. Aplicar os conhecimentos e técnicas de elaboração de slides; Elaborar um plano de aula, cujo conteúdo seja dos temas aprendidos durante o curso. Aplicar os conhecimentos e técnicas de elaboração de slides; Elaborar um plano de aula, cujo conteúdo seja dos temas aprendidos durante o curso. |
12 h/a |
Tema 3 |
Não encaminhado pela área demandante |
4 h/a |
Tema 4 |
Não encaminhado pela área demandante |
2 h/a |
Tema 5 |
Não encaminhado pela área demandante |
2 h/a |
Apresentação de aula - Grupo de observação e Grupo de validação |
Ministrar uma aula de 20 min de acordo com as técnicas aprendidas; Atuar com ética; |
12 h/a |
Banca de avaliação |
Elaborar plano de aula de acordo com as técnicas da Espen; Aplicar as técnicas de ensinagem; Ministrar uma aula de 20 min de acordo com os indicadores do instrumento de avaliação; Atuar com ética. |
14 h/a |
TOTAL |
|
72 h/a |
5.5 Grade Horária
PERÍODO |
04/04 (QUARTA) |
05/04 (QUINTA) |
06/04 (SEXTA) |
07/04 (SÁBADO) |
08h – 9h40 |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico |
T2 – Operações de Inteligência Recon |
T3 – Contrainteligência CI |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico |
ESPEN – organograma ÉTICA e postura profissional do formador. Taís / Abel |
Isaac |
Medeiros |
GO E GV ALUNOS 1/2/3 Medeiros |
10h – 11h40 |
Área de Inteligência Identificar as ações educacionais existentes da área de inteligência; Identificar a área de atuação do formador e as principais habilidades a ser desenvolvidas durante sua formação. Medeiros |
T2 – TIPEN Medeiros |
T3 – Contrainteligência CI Medeiros |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico GO E GV ALUNOS 4/5/6 Medeiros |
11h40 – 13h |
ALMOÇO |
ALMOÇO |
ALMOÇO |
ALMOÇO |
13h – 14h40 |
T1 – Inteligência Penitenciaria (IPEN) Medeiros |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico A V ALIAÇÃO Flávia |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A V ALIAÇÃO Petra |
|
14h40 – 15h |
INTERVALO |
INTERVALO |
INTERVALO |
INTERVALO |
15h – 16h40 |
T1 – Inteligência Penitenciaria (IPEN) Medeiros |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico RECURSOS E |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico |
ESTRATÉGIAS- Petra |
PLANEJAMENTO Petra |
|||
16h40 – 17h | INTERVALO |
INTERVALO |
INTERVALO |
INTERVALO |
17h – 18h40 |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico PLANEJAMENTO Petra |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico RECURSOS E ESTRA TÉGIAS- Petra |
|
PERÍODO |
09/04 (SEGUNDA) |
10/04 (TERÇA) |
11/04 (QUARTA) |
12/04 (QUINTA) |
13/04 (SEXTA) |
08h – 9h40 |
T4 – Entrevista Isaac |
T5 PC- CPC Isaac |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Petra |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico BANCA ALUNOS 7/8/9 Petra/ Isaac |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico BANCA ALUNOS 19/20 Petra/ Medeiros |
9h40 – 10h |
INTERVALO |
INTERVALO |
INTERVALO |
INTERVALO |
INTERVALO |
10h – 11h40 |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL Petra |
T5 – PC – CPC Adriana |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL Petra |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico BANCA ALUNOS 10/11/12 Petra/ Medeiros |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento PedagógicoOFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Petra |
11h40 – 13h |
ALMOÇO |
ALMOÇO |
ALMOÇO |
ALMOÇO |
ALMOÇO |
13h – 14h40 |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico
7/8/9/10
|
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico GO E GV ALUNOS 14/15/16/17 Petra/ Isaac |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico BANCA ALUNOS 1/2/3 Petra/ Medeiros |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico BANCA ALUNOS 16/17/18 Petra/ Isaac |
Metodologia de Ensino e Desenvolvimento Pedagógico OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Petra |
6. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
6.1 Verificações
Será feita uma verificação de aprendizagem, organizada da seguinte forma:
6.1.1 Banca de Avaliação (BA) –Elaborar Plano de aula e disciplina e slides de acordo com as técnicas da Espen Ministrar uma aula de 20 (vinte) minutos de acordo com os indicadores do instrumento de avaliação aplicando as técnicas de ensinagem.
6.1.2 O aluno deverá obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) na verificação.
6.1.3 Os casos omissos, na aplicação das verificações e seus resultados, serão dirimidos pela Escola
Nacional de Serviços Penais do Depen.
7. DISPOSIÇÕES DIVERSAS
7.1 O curso será realizado no Auditório “Lucas Barbosa da Costa”, na Sede do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, SCN Quadra 03 Bloco B Lote 120, Edifício Victória, 1o Subsolo, sala S-07 - Bairro Setor Comercial Norte, Brasília/DF, CEP 70713-020.
7.2 Os conteúdos programáticos serão ministrados em conformidade com os Planos de Disciplinas elaborados pelos professores e adequados ao público selecionado.
7.3 Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem presença em pelo menos 90% (noventa por cento) da carga horária do curso e forem aprovados conforme critérios definidos no item 6 deste plano.
7.8 Os casos omissos serão decididos pela Escola Nacional de Serviços Penais ESPEN em consonância com as diretrizes do DEPEN.
TAIS KUCHNIR
Este texto não substitui o original publicado nos veículos oficiais (Diário Oficial da União - DOU e Boletim de Serviço - BS).