Timbre
Ministério da Justiça e Segurança Pública

 

Portaria SENASP/MJSP Nº 488, DE 21 DE dezembro DE 2022

 

 

  

  

Aprova o Plano Estratégico da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, para o período 2022 a 2027 (INOVASENASP 2022-2027) e institui o Comitê de Gestão Estratégica - CGE, da Senasp.

 

O SECRETÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, designado pela Portaria nº 331, de 25 de junho de 2020, publicada no D.O.U. nº 121, Seção 2, de 26 de junho de 2020, no uso das atribuições legais que lhe confere o art. 23, do Anexo I, do Decreto Nº 9.662, de 1º de janeiro de 2019, alterado pelo Decreto Nº 11.103, de 24 de junho de 2022, RESOLVE:

 

CAPÍTULO I

FINALIDADE

 

Aprovar o Plano Estratégico da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, para o período 2022 a 2027 (INOVASENASP 2022-2027) e instituir o Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP.

O Plano Estratégico da Senasp 2022-2027 é o único documento estratégico no âmbito da Senasp, devendo nortear todas as suas unidades organizacionais na tomada de decisão e de execução.

Fica facultado às Diretorias da Senasp o desdobramento do Plano Estratégico da Senasp 2022-2027 em Planos Diretores, com o objetivo de planejar ações para o alcance dos Objetivos Estratégicos da Senasp.

 

CAPÍTULO II

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Seção I

Do Plano Estratégico da Senasp

 

Integram o Plano Estratégico da Senasp 2022-2027 e ficam aprovados:

o Caderno do Plano Estratégico da Senasp, Anexo I, contendo:

  o Mapa Estratégico Senasp 2022-2027;

  a Cadeia de Valor da Senasp 2022-2027; e

  os Objetivos Estratégicos.

o Portfólio de Programas e Projetos da Senasp, Anexo II;

a proposta de atualização da Carteira de Políticas Públicas do MJSP, Anexo III;

a proposta de atualização do Plano Orçamentário da Senasp, Anexo IV;

 o Plano de Treinamento em Gestão Estratégica e Gestão e Gerenciamento de Projetos, Anexo V; e

o Painel Estratégico da Senasp, contendo o alinhamento das suas Políticas de Segurança Pública, Programas e Projetos da Senasp, Anexo VI.

O Plano Estratégico da Senasp, concebido para período de 2022 a 2027, deve estar alinhado com as políticas públicas e o Planejameto Estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, devendo ser realizadas revisões periódicas bianuais, ou sempre que houver mudanças no Planejamento Estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os Indicadores Estratégicos relacionados aos Objetivos Estratégicos da Senasp serão definidos nos Planos de Gerenciamento dos Programas - PGP e aprovados no âmbito do Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP.

O Mapa Estratégico da Senasp 2022- 2027, representação gráfica da estratégia, visa facilitar a comunicação da estratégia institucional, permitindo relacionar e integrar os objetivos estratégicos, de forma a traduzir claramente a estratégia da Senasp, sendo composto por:

Referencial Estratégico, que são as diretrizes estratégicas institucionais da Senasp, contemplando:

  missão;

  visão; e

  valores institucionais.

Retorno à Sociedade, representando as entregas que a Senasp efetivamente se compromete junto à sociedade e ao Governo, contemplando:

  resultados institucionais.

Macroprocessos, que constitui o conjunto de objetivos estratégicos agrupados de forma temática, divididos em:

  políticas de segurança pública e defesa social;

  instituições de segurança pública;

  valorização profissional;

  comunicação; e

  articulação.

Investimentos, que são os processos de apoio, que visam auxiliar e otimizar a execução dos Processos Finalísticos da Senasp, agrupados em:

  inovação e aprendizagem; e

  logística e infraestrutura.

A Cadeia de Valor da Senasp representa graficamente o conjunto dos principais macroprocessos e processos desenvolvidos pela instituição, no intuito de agregar valor aos seus produtos e aos serviços colocados à disposição da sociedade, possibilita uma visão global de todos os processos finalísticos e de apoio da Senasp, suas correlações e dependências. Alguns processos são definidos como de exclusividade da Senasp e outros são compartilhados entre mais de uma Secretaria do MJSP.

 Alguns processos de apoio da Cadeia de Valor do MJSP, nos quais a Senasp não configura como responsável mas foram mapeados como necessários ao alcance dos seus objetivos estratégicos, foram inseridos no Programa de Apoio à Gestão da Senasp e sua inclusão no rol de responsabilidades da Senasp será solicitada na próxima janela de atualização da Cadeia de Valor do MJSP.

Os Objetivos Estratégicos  representam o esforço institucional para o alcance dos resultados que a Senasp pretende entregar à sociedade, para alcançar o cumprimento de sua missão e o alcance de sua visão de futuro.

 As ações necessárias para alcance dos Objetivos Estratégicos serão  desenvolvidas por meio de Programas e Projetos.

Os Programas e Projetos serão gerenciados de forma coordenada, buscando-se as mellhores alternativas para o alcance dos Objetivos Estratégicos.

 Eventuais alterações no Portfólio de Programas e Projetos da Senasp devem seguir o disposto na Metodologia de Gerenciamento de Programas e Projetos da Senasp.

Os Indicadores Estratégicos são instrumentos que permitem identificar e medir, quantitativa ou qualitativamente, a evolução no alcance de cada Objetivo Estratégico da Senasp.

Eventuais alterações nos Indicadores e Metas Estratégicas serão validadas e publicadas por  meio de portaria do Secretário Nacional de Segurança Pública.

A implementação do Plano Estratégico Senasp 2022-2027 será monitorada por meio de Indicadores e Metas Estratégicas associadas aos Objetivos Estratégicos e aos resultados institucionais.

 

Seção II

Do Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP

 

O Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, que tem por finalidade o assessoramento ao Secretário Nacional de Segurança Pública, submetendo-lhe as decisões afetas às políticas de gestão da estratégia, de gestão de processos de trabalho, de gestão de riscos e de gestão de programas e projetos.

O Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP é composto:

pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Presidente do Comitê;

pelo Secretário Nacional de Segurança Pública - Adjunto, membro titular e Presidente-Substituto;

pelo Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, membro titular;

pelo Diretor de Políticas de Segurança Pública, membro titular;

pelo Diretor de Gestão e Integração de Informações, membro titular;

pelo Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, membro titular; e

pelo Coordenador-Geral de Estratégia em Segurança Pública, Secretário-Executivo do Comitê.

 Para cada membro titular corresponderá um suplente, seu substituto  legal, que assumirá nas faltas e impedimentos do titular.

Compete ao Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP:

assessorar o Secretário Nacional de Segurança Pública na formulação e avaliação das políticas estratégicas e na fixação de diretrizes de gestão;

deliberar sobre a viabilidade de programas, projetos, ações e outros assuntos de interesse estratégico, subsidiando a tomada de decisão por parte do Secretário Nacional de Segurança Pública;

validar a elaboração do plano estratégico, sugerindo eventuais ajustes na sua composição e/ou metodologia; e

deliberar sobre as propostas que lhe forem submetidas pelas instâncias de governança ou unidades administrativas da Senasp.

 A Coordenação-Geral de Estratégia em Segurança Pública funcionará como unidade de apoio técnico-administrativo do Comitê de Gestão Estratégica - CGE da Senasp, secretariando as reuniões, elaborando os respectivos registros e procedendo à divulgação das deliberações proferidas.

O CGE da Senasp reunir-se-á, preferencialmente, na semana antecedente à reunião do Comitê de Governança Estratégica - CGE do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e, em caráter extraordinário, por convocação do Presidente ou do seu substituto, a fim de promover o alinhamento institucional das deliberações do CGE/Senasp.

As decisões do Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP serão proferidas em colegiado, observado o quórum de maioria simples, e serão materializadas em deliberações.

Além do voto ordinário, o Presidente do Comitê terá o voto de qualidade em caso de empate.

Os efeitos das deliberações do CGE dependerão de ratificação do Secretário Nacional de Segurança Pública.

Compete ao Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP, no que diz respeito ao acompanhamento e à execução do Plano Estratégico:

realizar a Reunião de Avaliação da Estratégia - RAE;

deliberar sobre ajustes e reprogramações de indicadores, metas e iniciativas estratégicas, assegurando sua adequação e suficiência para o alcance dos objetivos estratégicos da Senasp, a fim de prover o planejamento estratégico do dinamismo e agilidade, necessários à sua permanente adaptação aos contextos emergentes;

deliberar sobre propostas de extinção ou de criação de novos indicadores com as respectivas metas, e de iniciativas estratégicas;

orientar as unidades da Senasp e emitir recomendações quando necessário, para garantia do pleno cumprimento do Plano Estratégico;

propor revisões do Plano Estratégico da Senasp a cada ano, bem como orientar os trabalhos necessários à sua consecução;

deliberar sobre questões atinentes ao Portfólio de Projetos Estratégicos da Senasp;

emitir parecer sobre inclusão, exclusão ou manutenção de programas e projetos no portfólio estratégico da Senasp, a fim de subsidiar a tomada de decisão do Secretário Nacional de Segurança Pública.

 

CAPÍTULO III

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

 

É vedada, no âmbito da Senasp, a elaboração, manutenção ou divulgação de quaisquer outros planos, com características de plano estratégico, assim como outros referenciais estratégicos de missão, visão e valores diferentes dos previstos no Plano Estratégico da Senasp 2022-2027.

A participação no Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP será considerada serviço público relevante, não ensejando remuneração adicional para esta finalidade.

Os casos omissos serão dirimidos pelo Presidente do Comitê de Gestão Estratégica da Senasp - CGE/SENASP.         

Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

CARLOS RENATO MACHADO PAIM

 

ANEXO I – CADERNO DO PLANO ESTRATÉGICO DA SENASP

 

Documento SEI! 21064884

 

ANEXO II – PORTIFÓLIO DE PROGRAMAS E PROJETOS DA SENASP

PROGRAMA

PROCESSO SEI

DIRETORIA

PROGRAMA NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

08020.008245/2022-72

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

08020.008260/2022-11

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E GRUPOS VULNERÁVEIS

08020.008206/2022-75

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

08020.008316/2022-37

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE APRIMORAMENTO DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

08020.007748/2022-21

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE BUSCA DE PESSOAS DESAPARECIDAS

08020.005533/2022-75

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AOS DESASTRES, EMERGÊNCIAS, CRIMES AMBIENTAIS E EM ÁREAS RURAIS

08020.008075/2022-26

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DE DADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

08020.008341/2022-11

DGI

PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA EM SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

08106.010636/2022-15

FNSP

PROGRAMA NACIONAL DE AVIAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

08106.010629/2022-13

FNSP

PROGRAMA NACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA PARA OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA - PRÓ-VIDA

08020.001373/2019-90

DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE APRIMORAMENTO DA COMUNICAÇÃO E ARTICULAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

08020.008988/2022-42

SENASP

PROGRAMA DE APOIO À GESTÃO DA SENASP

08020.008986/2022-53

SENASP

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

08020.007781/2022-51

DPSP

 

PROJETO

PROCESSO SEI

DIRETORIA

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL - CIDADESUSP

08020.003147/2021-68

CGPREV/DPSP

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER - PROMULHER

08020.008328/2022-61

CGPREV/DPSP

SISTEMA NACIONAL DE ANÁLISE BALÍSTICA - SINAB

08020.007927/2022-68

CGPI/DPSP

REDE INTEGRADA DE BANCO DE PERFIS GENÉTICOS - RIBPG

08020.007758/2022-66

CGPI/DPSP

CADEIA DE CUSTÓDIA

08020.008004/2022-23

CGPI/DPSP

POLÍTICA NACIONAL DE BUSCA DE PESSOAS DESAPARECIDAS - DESAPARECIDOS

08020.005533/2022-75

CGPI/DPSP

MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO LOGÍSTICA PARA AS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA - PROLOG

08020.006412/2019-45

CGISP/DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA - PRÓ-SEGURANÇA

08020.001372/2019-45

CGPI/DPSP

PROTEÇÃO À VIDA E AO MEIO AMBIENTE - PRO-AMBIENTE

08020.000513/2021-27

CGISP/DPSP

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR TÁTICO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA - APH TÁTICO

08020.006423/2020-69

CGISP/DPSP

TREINAMENTO BÁSICO DE TIRO POLICIAL

08020.005260/2022-69

CGISP/DPSP

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À AQUISIÇÃO DE HABITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA - PROGRAMA HABITE SEGURO

08020.006178/2020-90

CGPP/DPSP

PROJETO PILOTO DE ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE NO CAMPO - PRO-RURAL

08020.007852/2022-15

CGISP/DPSP

 

ANEXO III – PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO MJSP

Documento SEI!21161889

 

ANEXO IV – PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DO PLANO ORÇAMENTÁRIO DA SENASP

 

MACRO-PROCESSOS

POLÍTICA PÚBLICA

PROGRAMA

DIRETORIA

PROJETO

TÍTULO DO PO

CARACTERIZAÇÃO

PRODUTO

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

UNIDADE DE MEDIDA

POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

Programa Nacional de Implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

DPSP

 

Apoio à implementação da PSPDS

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas a apoiar as unidades federativas no estabelecimento  de suas políticas de segurança pública, em observância às diretrizes da política nacional, por meio do fomento das iniciativas e estratégias estabelecidas na PNSPDS, para materialização dos objetivos estabelecidos nessa política, realizando estudos e diagnósticos, eventos, workshops e seminários em áreas de interesse da segurança pública; desenvolvendo projetos estruturantes e de inovação tecnológica; desenvolvimento e disponibilização de sistemas de informatizados aos integrantes do SUSP, suporte na elaboração dos Planos de Segurança Pública, apoio à infraestrutura tecnológica e segurança dos processos das redes e dos sistemas

Iniciativas apoiadas

Número de Iniciativas realizadas no âmbito do Programa Nacional de Implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

Unidade

Política Nacional de Prevenção em Segurança Pública e Defesa Social

Programa Nacional de Prevenção em Segurança Pública e Defesa Social

DPSP

 

Apoio à implementação de projetos e estratégias de  prevenção social às violências e à criminalidade

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Prevenção em Segurança Pública e Defesa Social, voltadas a contribuir para a prevenção e redução das violências e criminalidades em unidades federativas com altos índices de criminalidade, por meio da realização de estudos e diagnósticos relacionados à violência e criminalidade e para levantamento de práticas bem sucedidas de prevenção da criminalidade; realização de encontros técnicos, webinários e workshops sobre metodologias de prevenção social à violência e à criminalidade; aquisição de insumos, equipamentos e serviços para estruturação e apoio a projetos de prevenção à criminalidade

Iniciativas  Apoiadas

Número de Iniciativas realizadas no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Defesa Social

Unidade

 

Gestão das entregas voluntárias de armas e munições

Desenvolvimento de ações  no âmbito do Programa Nacional de Prevenção em Segurança Pública e Defesa Social, voltadas ao pagamento de indenizações pelas entregas voluntárias de armas de fogo e munições, por meio de contrato com instituição financeira, desenvolvimento de novo sistema informatizado para otimizar o processo, integração com o Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal e elaboração de processos de pagamento e indenizações aos cidadãos através de depósitos bancários

Armas de fogo e munições entregues

Número de armas de fogo e munições entregues no âmbito do Desarma

Unidade

Política Nacional de Prevenção da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Grupos Vulneráveis

Programa Nacional de Prevenção da Violência Contra a Mulher e Grupos Vulneráveis

DPSP

 

Implementação de Políticas de Prevenção à Violência na primeira infância

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Prevenção em Segurança Pública e Defesa Social, voltadas à implementação de políticas de prevenção à violência na primeira infância, por meio de campanhas de sensibilização e conscientização sobre prevenção, elaboração, atualização e divulgação de diretrizes e protocolos, levantamentos diagnósticos, aprimoramento e estabelecimento de indicadores, editais de chamamento público de fomento a projetos, realização de eventos, congressos e palestras, realização de encontros técnicos, elaboração de materiais orientativos  sobre prevenção e promoção da defesa da criança na  primeira infância, intercâmbio de boas práticas entre os órgãos envolvidos na temática violência na primeira infância e apoio ao desenvolvimento de projetos referenciais de estruturação de unidades especializadas. PO elaborado para atender orientação da Unidade Central de Orçamento para evidencialização da despesa com a agenda de transversal da primeira infância

Iniciativas apoiadas

Número de iniciativas realizadas no âmbito da prevenção e enfrentamento à violência na primeira infância

Unidade

Prevenção da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher -
Pró-Mulher

Implementação de Políticas de Prevenção à Violência à Mulher e Grupos Vulneráveis

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Prevenção da Violência contra a Mulher e Grupos Vulneráveis, voltadas à implementação de políticas de prevenção à violência contra a mulher e grupos vulneráveis, por meio de campanhas de sensibilização e conscientização sobre prevenção, elaboração, atualização e divulgação de diretrizes e protocolos, levantamentos diagnósticos, aprimoramento e estabelecimento de indicadores editais de chamamento público de fomento a projetos, realização de eventos, congressos e palestras, realização de encontros técnicos, elaboração de materiais orientativos  sobre a promoção de defesa da mulher e grupos vulneráveis, intercâmbio de boas práticas entre os órgãos envolvidos na temática violência contra a mulher e grupos vulneráveis e apoio ao desenvolvimento de projetos referenciais de estruturação de unidades especializadas

Iniciativas  Apoiadas

Número de iniciativas realizadas no âmbito da prevenção e enfrentamento à mulher e grupos vulneráveis

Unidade

Política Nacional de Fortalecimento da Segurança Pública Municipal

Programa Nacional de Fortalecimento da Segurança Pública Municipal

DPSP

Fortalecimento da Segurança Pública Municipal - CidadeSusp

Fortalecimento da Gestão Municipal de  Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Segurança Pública Municipal, voltadas à identificação e enfrentamento de problemas de desordem pública e de cunho socioeconômico que favoreçam a ocorrência de crimes, por meio da transferência e disponibilização de metodologias e soluções tecnológicas e apoio ao desenvolvimento e estruturação de projetos, consultorias, além de suporte à elaboração Diretrizes Municipais de Segurança Pública, do Plano Municipal de Segurança Pública e de sua avaliação, eventos, congressos e seminários, celebração de convênios, intercâmbio de boas práticas, visitas técnicas e estruturação do Programa CidadeSusp

Municípios atendidos

Quantidade de municípios atendidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Segurança Pública Municipal

Unidade

Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas

Programa Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas

DPSP

Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas - Desaparecidos

Implementação da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, voltadas à implementação da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, por meio da definição de diretrizes e protocolos operacionais padrão para a busca de pessoas desaparecidas, coordenação e cooperação entre órgãos de segurança pública, consolidação de informações em nível nacional, elaboração de relatórios anuais de estatística, captação e propagação de boas práticas e, identificação de necessidades e indicadores junto ao atores envolvidos na temática, eventos, congressos e seminários, celebração de convênios, intercâmbio de boas práticas, desenvolvimento e estruturação de sistemas informatizados, editais de fomento a projetos e apoio às atividades do comitê gestor e respectivos grupos de trabalho no âmbito da política

Instituições aderentes 

Número de instituições aderentes ao Sistema Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas

Unidade

Política Nacional de Aprimoramento da Investigação Criminal

Programa Nacional de Aprimoramento da Investigação Criminal

DPSP

Sistema Nacional de Análise Balística - SINAB

Implementação e fortalecimento do Sistema Nacional de Análise Balística

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Aprimoramento da Investigação Criminal, voltadas à estruturação e implementação do Sistema Nacional de Análise Balística, por meio da aquisição de soluções tecnológicas, materiais e equipamentos necessários à implementação e funcionamento do Sinab, fortalecimento da rede e apoio a projetos, elaboração de protocolos e procedimentos relacionados ao Sistema, elaboração e atualização de diagnósticos, realização de auditorias, acreditação de laboratórios de balística forense e celebração de acordos e convênios

UF integradas

Número de Unidades Federativas atendidas e integradas no Sistema Nacional de Análise Balística

Unidade

DPSP

Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos - RIBPG

Fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Aprimoramento da Investigação Criminal, voltadas ao aumento do número de inserções de perfis genéticos no Banco e melhoria da qualidade dos dados coletados, por meio de aquisições de equipamentos e insumos para o processamento de amostras de perfis genéticos, Campanhas de relacionadas à preservação, coleta e processamento de amostras submetidas ao exame de DNA, fortalecimento da rede e apoio a projetos, auditorias dos laboratórios integrantes da Rede e Acreditação de laboratórios integrantes da RIBPG

Perfis genéticos inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos - BNPG

Número de perfis genéticos inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos - BNPG

Unidade

DPSP

Cadeia de Custódia

Apoio à Estruturação e  Gestão da Cadeia de Custódia

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Aprimoramento da Investigação Criminal, voltadas à estruturação das centrais de custódia, por meio da certificação da origem dos vestígios materiais analisados quanto aos níveis de confiança e excelência dos exames periciais, produção de diagnósticos, incentivo à publicação de recomendações procedimentais, desenvolvimento de sistema informatizado para a gestão da cadeia de custódia, aquisições de materiais e equipamentos para a melhoria da qualidade do processamento de provas periciais e criação de programa de governança com integração entre as forças de segurança e o poder judiciário, apoio ao desenvolvimento de projetos referenciais de estruturação de centrais de custódia

Instituições integradas

Quantidade de instituições que aderirem aos protocolos de gerenciamento da cadeia de custódia

Unidade

Política Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social

Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social

DGI

Plataforma Sinesp

000H - Sistema Nacional de Informacoes de Seguranca Pública, Prisionais e Sobre Drogas - Sinesp

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para Armazenar, tratar e integrar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública e defesa social; sistema prisional e execução penal; rastreabilidade de armas e munições; banco de dados de perfil genético e digitais; e enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas

Usuário cadastrado

Quantidade de usuários cadastrados na Plataforma Sinesp

Unidade

Sinesp Conectado

000I - Aperfeiçoamento Tecnológico dos Órgãos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do  Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para a integração de redes e sistemas de dados e informações de SPDS com infraestrutura de redes lógicas, hardwares e softwares confiáveis em suporte ao Sinesp; Fornecer tecnologia de conectividade e integração de redes de dados e sistemas de informações de SPDS aos integrantes do Sinesp

Ação Apoiada

Quantidade de Ações Apoiadas

Unidade

Sinesp Bases Integradas

000I - Aperfeiçoamento Tecnológico dos Órgãos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do  Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para a Integração de bases de dados e sistemas de interesse da SPDS

Ação Apoiada

Quantidade de Ações Apoiadas

Unidade

Identificação Nacional  de Registros (String)

000I - Aperfeiçoamento Tecnológico dos Órgãos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do  Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para a Unificação de nomenclaturas e códigos das naturezas dos registros de ocorrências de SPDS

Ação Apoiada

Quantidade de Ações Apoiadas

Unidade

Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública

000I - Aperfeiçoamento Tecnológico dos Órgãos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do  Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para obter diagnóstico com vistas à formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de políticas públicas voltadas à área de SPDS

Ação Apoiada

Quantidade de Ações Apoiadas

Unidade

Transparência Ativa de Dados e Informações de SPDS

000I - Aperfeiçoamento Tecnológico dos Órgãos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do  Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para dar conhecimento público aos dados e informações tratados que foram fornecidos pelos integrantes do Sinesp

Ação Apoiada

Quantidade de Ações Apoiadas

Unidade

Qualidade de Dados e Produção de Conhecimento

000I - Aperfeiçoamento Tecnológico dos Órgãos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do  Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para a Identificação falhas quantitativas e qualitativas dos dados e informações de SPDS fornecidos pelos integrantes do Sinesp e fomentar as respectivas melhorias

Ação Apoiada

Quantidade de Ações Apoiadas

Unidade

Portfólio de Regras e Normas do Sinesp

000I - Aperfeiçoamento Tecnológico dos Órgãos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do  Programa Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas para estabelecer regras e normas sobre metodologia, padronização e categorização dos dados e informações fornecidos pelos integrantes do Sinesp

Ação Apoiada

Quantidade de Ações Apoiadas

Unidade

INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

Política Nacional de Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública e Defesa Social

Programa Nacional de Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública e Defesa Social

DPSP

Modernização da Gestão Logística para as Instituições Estaduais de Segurança Pública - ProLog

Apoio à implementação da PSPDS

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas a apoiar as unidades federativas no estabelecimento  de suas políticas de segurança pública, em observância às diretrizes da política nacional, por meio do fomento das iniciativas e estratégias estabelecidas na PNSPDS, para materialização dos objetivos estabelecidos nessa política, realizando estudos e diagnósticos, eventos, workshops e seminários em áreas de interesse da segurança pública; desenvolvendo projetos estruturantes e de inovação tecnológica; desenvolvimento e disponibilização de sistemas de informatizados aos integrantes do SUSP, suporte na elaboração dos Planos de Segurança Pública, apoio à infraestrutura tecnológica e segurança dos processos das redes e dos sistemas

Iniciativas apoiadas

Número de Iniciativas realizadas no âmbito do Programa Nacional de Implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

Unidade

DPSP

Normalização e Certificação de Produtos de Segurança Pública - Pró-Segurança

Ações de Normalização e Certificação de Equipamentos e Produtos de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública e Defesa Social, voltadas à elaboração e aprimoramento de normatização de produtos, processos e serviços empregados à Segurança Pública, por meio do estabelecimento de padrões mínimos de desempenho, com a realização de diagnósticos qualitativos, elaboração de Normas Técnicas, incentivo à padronização técnica de equipamentos, serviços e soluções relacionadas à segurança pública, fortalecimento da coordenação, cooperação e colaboração entre órgãos e instituições de segurança pública, aquisições de equipamentos e insumos para testes de avaliação de produtos e contratação de serviços para desenvolvimento de metodologias de avaliação de conformidade

Norma Técnica publicada

Quantidade de documentos produzidos para estabelecer um conjunto de regras sobre determinado material ou equipamento, para garantia da qualidade e segurança

Número de Normas Técnica e/ou instrumentos normativos publicados; 

Política Nacional de Enfrentamento aos Desastres, Emergências, Crimes ambientais e em Áreas Rurais

Programa Nacional de Enfrentamento aos Desastres, Emergências, Crimes Ambientais e em Áreas Rurais

DPSP

Proteção à Vida e ao Meio Ambiente -
Pró-Ambiente

Apoio ao Enfrentamento a Desastres, Emergências e Crimes Ambientais.

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Enfrentamento a Desastres, Emergências, crimes ambientais e em áreas rurais, voltadas ao fortalecimento de projetos, ações e iniciativas relacionadas à prevenção e proteção do meio ambiente, por meio da estruturação e modernização das instituições de segurança pública do País, com a realização de eventos, congressos, diagnósticos, produção de materiais orientativos, elaboração de protocolos, intercâmbio de boas práticas e aquisições de materiais, equipamentos e contratação de soluções de georreferenciamento para atividades de prevenção e enfrentamento a emergências, desastres e crimes ambientais

Atividades finalísticas apoiadas

Quantidade de atividades específicas das instituições de segurança pública, realizadas para atender as missões constitucionais relacionadas a desastres, emergências e crimes ambientais

Unidade

DPSP

Projeto Piloto de Enfrentamento à Criminalidade no Campo - Pró-Rural

Apoio ao Enfrentamento à Criminalidade em Áreas Rurais

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Enfrentamento a Desastres, Emergências, crimes ambientais e em áreas rurais, voltadas ao fortalecimento de projetos, ações e iniciativas relacionadas à prevenção, proteção e enfrentamento à criminalidade em áreas rurais, por meio da estruturação e potencialização da capacidade de trabalho das unidades de policiamento ostensivo e investigativo em ambiente rural, criação de sistema de dados integrados para gestão, monitoramento e avaliação, contratação de soluções de georreferenciamento, estruturação de unidades específicas para fomento de políticas públicas e para investigação e combate ao crime organizado, elaboração de diretrizes e protocolos, realização de eventos, congressos, elaboração de diagnósticos e materiais orientativos, e aquisições de materiais e equipamentos para prevenção

Unidade apoiada

Quantidade de unidade de policiamento ostensivo e/ou investigativo atendidas, com missão específica de prevenção e enfrentamento a crimes ambientais e atendimento a emergências

Unidade

Política Nacional de Cooperação Federativa em Segurança Pública e Defesa Social

Programa Nacional de Cooperação Federativa em Segurança Pública e Defesa Social

FNSP

 

Aparelhamento e manutenção das atividades da Força Nacional de Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Federativa em Segurança Pública e Defesa Social, voltadas à provisão logística de materiais, insumos e serviços destinados às atividades da Força Nacional de Segurança Pública, por meio da aquisição de materiais, equipamentos e veículos para a manutenção de suas atividades, adotar medidas necessárias para garantir o controle, uso, guarda e zelo dos bens e, garantir a manutenção predial, os serviços essenciais e administrativos da Diretoria

Servidor aprestado

Quantidade de profissionais dos órgãos de Segurança Pública mobilizados como efetivo da Força Nacional de Segurança Pública

Unidade

 

Suporte nacional a eventos de grandes proporções, calamidades e outras eventualidades

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Federativa em Segurança Pública e Defesa Social, voltadas à mobilização de integrantes das Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Civis, Polícias Técnicas e Científicas das Unidades Federativas para atuação e suporte em operações em eventos de grandes proporções, calamidades, entre outras eventualidade que requerem respostas planejadas e articuladas com a finalidade da preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio

Servidor aprestado

Quantidade de profissionais dos órgãos de Segurança Pública mobilizados para atuação em operações da Força Nacional de Segurança Pública

Unidade

Programa Nacional de Aviação em Segurança Pública

FNSP

 

Estruturação do Programa Nacional de Aviação em Segurança Pública

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Aviação em Segurança Pública por meio da ampliação da capacidade operacional das unidades aéreas das organizações de segurança pública do país, com ações voltadas aos eixos de operações, capacitação, logística e legislação, garantindo a máxima disponibilidade dos meios aéreos nas ações de enfrentamento à criminalidade violenta, de defesa civil e de proteção ao meio ambiente

Operações aéreas realizadas

Quantidade de operações aéreas realizadas pelas unidades  aéreas das organizações de segurança pública do país, com apoio do Força Nacional de Segurança Pública

Unidade

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Política Nacional de Qualidade de Vida e Valorização dos profissionais de Segurança Pública e Defesa Social

Programa Nacional Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública - Pró-Vida

DPSP

Teinamento Básico de Tiro Policial

Promoção de ações para  redução da vitimização policial

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de segurança pública, voltadas à implementação  do Atendimento Pré- Hospitalar Tático para profissionais da Segurança Pública, por meio da elaboração de Diretriz Nacional de APH-Tático, fomento à aquisição de equipamentos e insumos de APH-Tático para as ISPs, desenvolvimento de padronização técnica de produtos empregados no APH-Tático, realização de câmaras técnicas com especialistas em APH-Tático das ISPs,  estruturação de Comitê para monitoramento anual de vitimização de profissionais da segurança pública. Apoiar projetos e ações de prevenção ao suicídio

Número de profissionais alcançados

Número de profissionais alcançados pelas ações de prevenção e operacionalização definidas no âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os profissionais de Segurança Pública

Unidade

DPSP

Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais de Segurança Pública -
APH Tático

Promoção de ações para  redução da vitimização policial

Desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de segurança pública, voltadas à implementação  do Atendimento Pré- Hospitalar Tático para profissionais da Segurança Pública, por meio da elaboração de Diretriz Nacional de APH-Tático, fomento à aquisição de equipamentos e insumos de APH-Tático para as ISPs, desenvolvimento de padronização técnica de produtos empregados no APH-Tático, realização de câmaras técnicas com especialistas em APH-Tático das ISPs,  estruturação de Comitê para monitoramento anual de vitimização de profissionais da segurança pública. Apoiar projetos e ações de prevenção ao suicídio

Número de profissionais alcançados

Número de profissionais alcançados pelas ações de prevenção e operacionalização definidas no âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os profissionais de Segurança Pública

Unidade

DPSP

Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública - Habite Seguro

*Ação 00U1
PO 0000

Não se aplica

Subvenção concedida 

Contratos de subvenção concedida para aquisição ou construção de imóvel para os agentes de segurança pública

Unidade

DPSP

 

Promoção de Qualidade de Vida e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública

Promover a implementação do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pró-Vida), em atendimento ao artigo 42 da Lei 13.675/2018, por meio do fomento de projetos e ações no âmbito dos eixos do programa (saúde biopsicossocial, saúde ocupacional e segurança no trabalho, mecanismos de proteção e valorização profissional), da estruturação  da Rede Pró-Vida para estímulo à integração,  colaboração e  articulação das instituições de segurança pública em temáticas relativas a esses eixos; da realização de pesquisa e diagnósticos; realização de câmaras técnicas com profissionais especialistas nas temáticas do programa; realização de eventos, seminários e workshops; aquisição de insumos e equipamentos para otimização dos atendimentos de saúde biopsicossocial prestados aos profissionais; e desenvolvimento de sistema de informação para processamento e monitoramento de dados relativos à saúde e qualidade de vida no trabalho dos profissionais da Segurança Pública

Instituições aderentes

Número de instituições aderentes à Rede Pró-Vida

Unidade

COMUNICAÇÃO E ARTICULAÇÃO

 

Programa Nacional de Aprimoramento da Comunicação e Articulação da Segurança Pública e Defesa Social

GAB

 

Ação 2000 000H - PO - Gestão e Manutenção da Segen, Senasp e Seopi

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

GESTÃO DE PESSOAS

 

Programa de Apoio à Gestão da Senasp

GAB

 

Ação 2000 000H - PO - Gestão e Manutenção da Segen, Senasp e Seopi

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

INVESTIMENTOS

GAB

Ação 2000 000H - PO - Gestão e Manutenção da Segen, Senasp e Seopi

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

PROCESSOS INTERNOS

GAB

Ação 2000 000H - PO - Gestão e Manutenção da Segen, Senasp e Seopi

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

 

ANEXO V – PLANO DE TREINAMENTO EM GESTÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Processo SEI! 08020.007818/2022-41

 

 

ANEXO VI – PAINEL ESTRATÉGICO DA SENASP

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Referência: Processo nº 08020.005124/2022-79 SEI nº 21337013

 

 

 

Este texto não substitui o original publicado nos veículos oficiais (Diário Oficial da União - DOU e Boletim de Serviço - BS).