Timbre
Ministério da Justiça e Segurança Pública

 

PORTARIA CEDUC Nº 15, de 18 de outubro de 2021

  

Institui o Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores - Intervenção Tática Prisional, a ser realizado no período de 25 a 30 de Outubro de 2021.

A DIRETORA SUBSTITUTA DA ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇOS PENAIS - SUBSTITUTA, no uso de suas atribuições previstas pela Portaria n º 3.123, art. 7º, publicada no Diário Oficial Nº 234 de 3 de dezembro de 2012, CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 08016.015575/2021-01,

RESOLVE:

Art. 1º Instituir o Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores - Intervenção Tática Prisional, destinado a Servidores convocados no EDITAL N.º 11/2021 (15879761) na referida disciplina, a ser realizado nas dependências da Penitenciária Federal em Brasília, no período de 25 a 30 de Outubro de 2021, conforme Plano de Ação Educacional em anexo.

Art. 2º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

ALINE LEAL DA SILVA

 

PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores 

Área temática: Intervenção Tática Prisional​

 

1. JUSTIFICATIVAS

  1. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112.

  2. Portaria nº 3.123, de 3 de dezembro de 2013, que cria a ESPEN .

  3. Portaria n° 399, de 05 de novembro de 2015, institui a política de Desenvolvimento de Pessoas – PDP, no âmbito do Departamento Penitenciário Nacional e dá outras providências.

  4. Portaria nº 103, de  06 de MAIO de 2021, que Retifica a instituição e regulamentação do Banco de Instrutores do DEPEN.

  5. Edital de Chamamento Público para o CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES DO DEPEN que atuarão em ações educacionais destinadas aos públicos interno e externo, de acordo com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas PDP-Depen: instrumento gerencial com finalidade de elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais. (14669219).

 

2. OBJETIVOS

Formação de corpo docente com elevado grau técnico em Intervenção Tática Prisional e conhecimentos alicerçados em conceitos pedagógicos e modelos de atuação. O corpo docente será capaz de:

3. PÚBLICO ALVO

O curso será ministrado para os servidores convocados no EDITAL N.º 11/2021 (15879761) na referida área temática como fase do processo de Chamamento Público do Banco de Instrutores do DEPEN. 

4. MATRÍCULA

Os participantes serão matriculados por ato da Direção da ESPEN, seguindo a convocação do EDITAL N.º 11/2021 (15879761) na referida área temática.

5. ORGANIZAÇÃO

O curso funcionará de acordo com as prescrições contidas neste Plano e no Regime Escolar da ESPEN. 

5.1 Metodologia

Esta disciplina adotará a modalidade híbrida de ensino utilizando a estratégia de ensino de sala de aula invertida com a leitura prévia da apostila pelos alunos e no ensino presencial, com a utilização de aulas expositivas dialogadas, instruções em grupo, treinamentos simulados e treinamentos práticos das técnicas e táticas aprendidas, enfatizando a parte prática, comportamental e pedagógica.

5.2 Duração

O evento será realizado no período de 18 a 22 de Outubro de 2021, com carga horária total de 60 (sessenta) horas-aula em 6 (seis) dias letivos, com até 10 (dez) horas-aula por dia.

5.3 Distribuição do tempo

Disciplinas Curriculares .................................................................................................................... 52 h/a

Verificação Final  .............................................................................................................................. 08 h/a

Total ................................................................................................................................................... 60 h/a

5.4 Grade curricular

DISCIPLINA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

OBJETIVO

CARGA HORÁRIA

Intervenção Tática Prisional​

 

 

 

 

 

 

 

 

Intervenção Tática e docência

IDENTIFICAR Intervenção Tática, as crises e seu gerenciamento;

COMPREENDER o contexto de aplicação, características e conhecimentos necessários para a transmissão de conteúdos e práticas da disciplina;

DESENVOLVER posturas e comportamentos compatíveis com a disciplina;

APLICAR fundamentos técnicos e pedagógicos na disciplina de Intervenção Tática.

 4 h/a

Uso legal da força e dos meios de coerção

IDENTIFICAR as principais legislações e normativos pertinentes;

CARACTERIZAR atuações legais e os excessos;

UTILIZAR e TRANSMITIR os conceitos, os balizadores do uso legal da força e dos meios de coerção

 2 h/a

Sobrevivência administrativa

CONCEITUAR a sobrevivência administrativa;

IDENTIFICAR as falhas no registro e documentação de ocorrências e eventos;

PRODUZIR e DOCUMENTAR de forma correta e eficiente as ações de força e coerção respaldadas pela legalidade.

2 h/a

Noções de Ordem unida e comandos iniciais

IDENTIFICAR as nomenclaturas e comandos utilizados nas instruções e deslocamentos da Intervenção Tática; -

GARANTIR ordem e disciplina nas instruções e deslocamentos;

CONTROLAR a turma (e o tempo).

2 h/a

Regras de segurança na linha de tiro

IDENTIFICAR as regras de segurança no manuseio de arma de fogo, sobremaneira as armas longas, as peças e teclas da espingarda cal.12 e as posições de tiro;

REALIZAR inspeção de segurança no armamento;

EFETUAR manejo da espingarda;

CONDUZIR exercícios básicos em linha de tiro.

4 h/a

 Espingarda cal.12 - Manejo

IDENTIFICAR as funções do chefe de linha e auxiliares; EFETUAR manejo da espingarda;

DOMINAR os comandos básicos;

CONDUZIR exercícios básicos em linha de tiro

2 h/a

Comandos e demonstrações

IDENTIFICAR a composição básica dos comandos utilizados nas instruções de Intervenção Tática;

DOMINAR os comandos básicos;

CONDUZIR exercícios básicos em linha de tiro.

4 h/a

Comandos com tiros reais

IDENTIFICAR tiros precisos e tiros rápidos; EFETUAR tiros precisos, com alvo à frente, 01 acionamento por comando individual a partir das extremidades – 02 tiros*;

EFETUAR tiros precisos, com alvo à frente, 01 acionamento por comando – 02 tiros*;

COMANDAR linha de tiro com tiros reais.

* Duas passagens cada exercício com revezamentos no comando da linha.

6 h/a

Equipes táticas

IDENTIFICAR as equipes e funções de seus operadores; DEFINIR as equipes táticas;

COMPOR e MOVIMENTAR as equipes táticas;

COMANDAR as movimentações de equipes.

4 h/a

Munições, químicos e explosivos

IDENTIFICAR as munições, os químicos e granadas utilizadas na Intervenção Tática;

EFETUAR lançamentos de granadas de adentramento; CONDUZIR a apresentação desses equipamentos.

2 h/a

Imobilizações táticas

CONCEITUAR as imobilizações em ambientes prisionais; IDENTIFICAR as principais técnicas utilizadas;

APLICAR eficientemente as técnicas;

DOMINAR e DEMONSTRAR com clareza;

TRANSMITIR corretamente esses conhecimentos.

4 h/a

Adentramentos - Invasão e entrada tática

CONCEITUAR as invasões e entradas;

PRATICAR as invasões e entradas;

REALIZAR progressões com fatiamentos e compartimentações; EFETUAR tiros reais em entradas táticas – 04 tiros;

EFETUAR tiros reais em invasões táticas – 04 tiros;

COMANDAR os exercícios e treinamentos básicos.

4 h/a

Movimentações de presos

IDENTIFICAR as movimentações de presos após retomadas de ambientes; EFETUAR as movimentações necessárias; ESTABELECER linhas de controle e contenção;

COMANDAR os exercícios e treinamentos básicos.

2 h/a

Baixa luminosidade

CONCEITUAR a baixa luminosidade;

IDENTIFICAR as características dos ambientes prisionais relacionados à baixa luminosidade;

UTILIZAR com destreza a lanterna tática nesses ambientes; EFETUAR tiros de espingarda cal.12 em ambiente de baixa luminosidade com seleção de alvos e recargas de combate – 06 tiros;

EFETUAR tiros de espingarda cal.12 em invasões táticas – 04 tiros

EFETUAR tiros de espingarda cal.12 em entradas táticas – 04 tiros

COMPOR e ATUAR em equipes táticas em ambientes de baixa luminosidade.

4 h/a

Eventos críticos na rotina do SPF

CONCEITUAR os eventos críticos nas rotinas do SPF; ELENCAR as ações necessárias de pronta resposta;

APLICAR as ações efetivas de pronta resposta;

UTILIZAR o escudo anti-motim para resolução de evento; TRANSMITIR esses conteúdos.

2 h/a

Simulação de cenário completo para Intervenção

IDENTIFICAR todos os componentes técnicas e táticas necessárias ao teatro de operações da Intervenção Tática; DEFINIR a estratégia adequada e as respectivas táticas de aplicação no cenário apresentado;

EFETIVAR a Intervenção Tática em cenário de crise ou evento crítico de grande monta

2 h/a

Avaliação prévia de comandos 

PRATICAR os comandos e condução de turma;

AVALIAR posturas, posicionamentos e comandos;

ORIENTAR sobre deficiências observadas e adequações necessárias.

2 h/a

Avaliação - Verificação Especial

Avaliar a aplicação de técnicas relacionadas a determinada área do conhecimento.

8 h/a

TOTAL

60 h/a

5.5. Grade Horária da Ação Educacional

Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores  - Disciplina: Intervenção Tática Prisional

HORÁRIOS

SEGUNDA-FEIRA

25/10/2021

TERÇA-FEIRA

26/10/2021

QUARTA-FEIRA

27/10/2021

QUINTA-FEIRA

28/10/2021 

SEXTA-FEIRA

29/10/2021 *

SÁBADO

30/10/2021

M1 (2h/a)

7h00 às 08h40

Intervenção Tática e docência

Regras de segurança na linha de tiro

Comandos com tiros reais

Comandos com tiros reais

Adentramentos - Invasão e entrada tática

Eventos críticos na rotina do SPF

8h40 às 08h50

 

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

M2 (2h/a) 

08h50 às 10h30

Intervenção Tática e docência

Regras de segurança na linha de tiro

Equipes Táticas

 

Avaliação - Verificação Especial 01

Adentramentos - Invasão e entrada tática

Simulação de cenário completo para Intervenção

10h30 às 10h40

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

M3 (2h/a)

10h40 às 12h20

Uso legal da força e dos meios de coerção

Espingarda cal.12 - Manejo

Equipes Táticas

Avaliação - Verificação Especial 01

 

Movimentações de presos

Avaliação Prévia de Comandos

12h20 às 13h50

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

T1 (2h/a)

13h50 às 15h30

Sobrevivência administrativa

Comandos e demonstrações

Comandos com tiros reais

Imobilizações Táticas

Baixa luminosidade

Avaliação - Verificação Especial 02

15h30 às 15h40

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

T2 (2h/a)

15h40 às 17h20

Noções de Ordem unida e comandos iniciais

Comandos e demonstrações

Munições, químicos e explosivos

Imobilizações Táticas

Baixa luminosidade

Avaliação - Verificação Especial 02

*  Neste dia, as aulas serão realizadas das 08h às 18h20, devido a necessidade educacional de pouca luz natural para o conteúdo programático de "Baixa Luminosidade".

 

6. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

6.1 Verificações

Serão feita 02 Verificações Especial (VF) de caráter eliminatório, organizadas da seguinte forma:  

  1. Técnica, de procedimentos e operação da espingarda cal.12

  2. De comandos: emissão de ordens aos alunos para garantia da ordem, uniformização das condutas, procedimentos e execução de tarefas e exercícios

Os quesitos objetivos a serem avaliados em cada verificação serão apresentados previamente aos alunos da qualificação técnica e comporão uma planilha própria de avaliação. 

 

6.2 Dos critérios para aprovação

6.2.1 O aluno deverá obter nota igual ou superior a 7,000 (sete) em cada uma das verificações,.

6.2.2 A nota final do curso será a média aritmética das verificações.

 

7. DISPOSIÇÕES DIVERSAS

7.1 O curso será realizado na cidade de Brasília - DF.

7.2 Os conteúdos programáticos serão ministrados em conformidade com os Planos de Disciplinas elaborados pelos professores e adequados ao público selecionado.

7.3 Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem presença em pelo menos 100% (cem por cento) da carga horária do curso e forem aprovados conforme critérios definidos no item 6 deste plano.

7.4 Esta ação educacional prevê a designação de dois instrutores e um monitor. 

7.5 Palavras, sentenças e frases de calão poderão ser utilizados pelos instrutores com o caráter unicamente pedagógico para ambientar o aluno através de cargas estressoras e ansiolíticas, preparando e fortalecendo, sobretudo, o controle emocional, a resiliência, resistência ao erro e frustração; favorecendo o trabalho em equipe e as responsabilidades individuais.

7.6 Os casos omissos serão decididos pela Escola Nacional de Serviços Penais ESPEN em consonância com as diretrizes do DEPEN.

 

 

Aprovo,

Brasília/DF, 18 de outubro de 2021.

ALINE LEAL DA SILVA

Diretora  da Escola Nacional de Serviços Penais - Substituta

Este texto não substitui o original publicado nos veículos oficiais (Diário Oficial da União - DOU e Boletim de Serviço - BS).