|
|
PORTARIA CEDUC Nº 28, de 25 de outubro de 2021
|
Institui o Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores - Ética na Administração Pública, a ser realizado nos dias 04, 09 e 11 de novembro de 2021. |
A DIRETORA DA ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇOS PENAIS - SUBSTITUTA, no uso de suas atribuições previstas pela Portaria n º 3.123, art. 7º, publicada no Diário Oficial Nº 234 de 3 de dezembro de 2012,
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 08016.015717/2021-21.
RESOLVE:
Art. 1º Instituir o Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores - Ética na Administração Pública, destinado a Servidores convocados no EDITAL N.º 11/2021 (15879761) na referida disciplina, a ser realizado nos dias 04, 09 e 11 de novembro de 2021, conforme Plano de Ação Educacional em anexo.
Art. 2º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
ALINE LEAL DA SILVA
PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL
Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores
Área temática: Ética na Administração Pública
1. JUSTIFICATIVAS
a. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112.
b. Portaria nº 3.123, de 3 de dezembro de 2013, que cria a ESPEN .
c. Portaria n° 399, de 05 de novembro de 2015, institui a política de Desenvolvimento de Pessoas – PDP, no âmbito do Departamento Penitenciário Nacional e dá outras providências.
d. Edital de Chamamento Público para o CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES DO DEPEN que atuarão em ações educacionais destinadas aos públicos interno e externo, de acordo com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas PDP-Depen: instrumento gerencial com finalidade de elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais. (14669219).
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Capacitar tecnicamente servidores do sistema penitenciário para atuarem como instrutores do DEPEN, acerca da Ética na Administração Pública.
2.2. Objetivos específicos
Apresentar os principais conceitos da Ética como “Ciência da conduta” e capacidade para utilizá-los no ambiente de trabalho;
Descrever a Ética, moral e condição humana contemporânea no mundo do trabalho, as relações étnico-raciais do homem e a busca da cidadania;
Debater o critério da moralidade na história da ética;
Apresentar as questões éticas ao servidor público;
Considerar a dimensão ética na resolução de problemas no serviço público;
Discutir a ética profissional no serviço público;
Utilizar estes conceitos de maneira adequada em suas práticas cotidianas;
Apontar, com clareza, os caminhos para a possível solução de conflitos e de dilemas éticos em seu ambiente de trabalho;
Contribuir para a ampliação do conhecimento do significado de “ações éticas” em seu ambiente de trabalho;
Orientar sobre as normas de organização e de funcionamento das Comissões de Ética.
3. PÚBLICO ALVO
O curso será ministrado para os servidores convocados no EDITAL N.º 11/2021 (15879761) na referida disciplina com parte do processo de Chamamento Público do Banco de Instrutores do DEPEN.
4. MATRÍCULA
Os participantes serão matriculados por ato da Direção da ESPEN, seguindo a convocação do EDITAL N.º 11/2021 (15879761) na referida disciplina.
5. ORGANIZAÇÃO
O curso funcionará de acordo com as prescrições contidas neste Plano, no Regime Escolar da ESPEN.
5.1 Metodologia
Esta disciplina adotará a modalidade híbrida de ensino utilizando a estratégia de ensino de sala de aula invertida com a leitura prévia da apostila e texto de leitura complementar pelos alunos e no ensino remoto, com a utilização de aulas expositivas dialogadas, leitura e discussão de textos e debates de questões/problemas visando a compreensão e a possível solução de casos de conflitos e/ou de dilemas éticos.
5.2 Duração
A qualificação técnica possui o total de 40 h/a. Destes, 16 h/a será disponibilizada para o ensino a distância. O evento presencial será realizado nos dias 04, 09 e 11 de novembro de 2021, com carga horária total de 24 (vinte e quatro) horas-aula em 3 (dias) dias letivos, com até 08 (oito) horas-aula por dia.
5.3 Distribuição do tempo
Disciplinas Curriculares Ensino Remoto ................................................................................................... 22 h/a
Carga horária Ead ............................................................................................................................... 16 h/a
Verificação Final ....................................................................................................................................... 2 h/a
Total ........................................................................................................................................................... 40 h/a
5.4 Grade curricular
|
DISCIPLINA |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
OBJETIVOS |
CARGA HORÁRIA |
|
Ética na Administração Pública
|
Conceitos Básicos (Reflexão histórica, filosófica e política do conceito de ética; Ética; Ética e Moral) |
Descrever sobre a Reflexão histórica, distinguir as definições filosófica e política do conceito de ética; |
2 h/a |
|
Teorias sobre os Princípios Éticos; Ética e Conduta; Ética e Cidadania |
Identificar e distinguir as Teorias sobre os Princípios Éticos; |
2 h/a |
|
|
Ética Profissional |
Relacionar Ética e Trabalho; |
2 h/a |
|
|
Ética no Serviço Público |
Distinguir Corregedoria e a Comissão de Ética bem como seus processos; |
2 h/a |
|
|
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. |
Conhecer integralmente o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal; Interpretar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal no que tange sua finalidade, estrutura e aplicação; |
6 h/a |
|
|
Das Vedações |
Reconhecer as vedações do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e prever como não atuar de forma contrária a essas. |
2 h/a |
|
|
Código de Conduta da Alta Administração Federal e Normas Complementares e Legislação correlata |
Conhecer integramente o Código de Conduta da Alta Administração Federal e Normas Complementares e Legislação correlata. Conhecer o Conduta da Alta Administração quanto sua finalidade, |
4 h/a |
|
|
Manual de conduta do agente público civil do Poder Executivo Federal. |
Conhecer integralmente o Manual de conduta do agente público civil do Poder Executivo Federal. |
4 h/a |
|
|
Conhecer o Código de Ética do MJSP quanto sua finalidade, aplicação e suas vedações. Além disso, deverá ser capaz de interpretar como aplicá-lo no dia-a-dia funcional. |
4 h/a |
||
|
Conhecer integralmente o DECRETO Nº 6.029, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2007, que Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, e dá outras providências. |
2 h/a |
||
|
Gestão da Ética |
Entender a importância da Gestão Da Ética; |
2 h/a |
|
|
Regimento Interno da CEDEPEN |
Conhecer integralmente o Regimento Interno da CEDEPEN. |
2 h/a |
|
|
Comissão de Ética do Depen |
Conhecer a Comissão de Ética Pública quanto suas competências, composição e funcionamento. |
2 h/a |
|
|
Rito Processual |
Compreender todo RITO PROCESSUAL, desde a denúncia até a |
2 h/a |
|
|
Verificação Final |
Avaliar o aproveitamento obtido pelo aluno na totalidade do conteúdo programático. |
2 h/a |
|
|
TOTAL |
40 h/a |
||
5.5. Grade Horária da Ação Educacional
|
Curso Qualificação Técnica do Banco de Instrutores - Ética na Administração Pública |
|||
|
HORÁRIOS |
QUINTA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA 09/11/2021 |
QUINTA-FEIRA 11/11/2021 |
|
8h00 às 09h40 |
Conceitos Básicos |
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. |
Gestão da Ética |
|
9h40 às 10h00 |
Intervalo |
Intervalo |
Intervalo |
|
10h00 às 11h40 |
Teorias sobre os Princípios Éticos; Ética e Conduta; Ética e Cidadania |
Das Vedações |
Comissão de Ética do Depen |
|
11H40 ÀS 13H30 |
Intervalo |
Intervalo |
Intervalo |
|
13h30 às 15h10 |
Ética Profissional |
Código de Conduta da Alta Administração Federal e Normas Complementares e Legislação correlata |
Rito Processual |
|
15h10 às 15h30 |
Intervalo |
Intervalo |
Intervalo |
|
15h30 às 17h10 |
Ética no Serviço Público |
Verificação Final |
|
6. AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
6.1 Verificações
Será feita 01 verificação de caráter eliminatório, organizadas da seguinte forma: Verificação FINAL (VF) – realizada através de prova escrita sobre todo o conteúdo teórico do curso, contendo 15 questões do tipo múltipla escolha, valendo 0,66 ponto cada questão.
6.2 Dos critérios para aprovação
O aluno deverá obter nota igual ou superior a 7,000 (sete).
7. DISPOSIÇÕES DIVERSAS
7.1 O curso será realizado via Plataforma TEAMS.
7.2 Os conteúdos programáticos serão ministrados em conformidade com os Planos de Disciplinas elaborados pelos professores e adequados ao público selecionado.
7.3 Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem presença em pelo menos 100% (cem por cento) da carga horária do curso e forem aprovados conforme critérios definidos no item 6 deste plano.
7.8 Os casos omissos serão decididos pela Escola Nacional de Serviços Penais ESPEN em consonância com as diretrizes do DEPEN.
Brasília/DF, 25 de outubro de 2021.
ALINE LEAL DA SILVA
Diretora da Escola Nacional de Serviços Penais - Substituta
Este texto não substitui o original publicado nos veículos oficiais (Diário Oficial da União - DOU e Boletim de Serviço - BS).