Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/16035
Title: Sumário executivo : relatório de pesquisa - “tráfico de drogas e constituição”
Issue Date: 2009
Publisher: Ministério da Justiça
metadata.dc.type: Livro
Abstract: A pesquisa teve por objetivo analisar o modelo de controle de drogas atual e verificar a necessidade e possibilidade de mudanças na legislação vigente, sobretudo da nova lei de drogas (lei federal n. 11.343/06). Para isso, realiza um excurso histórico sobre os tratados internacionais de repressão e prevenção ao tráfico de entorpecentes, e uma avaliação acerca da política brasileira de apoio à redução de danos e de respeito aos direitos humanos. Há ainda uma revisão doutrinária de diversos aspectos da nova lei de drogas, além da pesquisa de sentenças judiciais de condenação por tráfico de entorpecentes na Justiça Estadual e Federal do Rio de Janeiro/RJ e de Brasília/DF, e acórdãos prolatados pelo TJ-RJ e TJ-DF, pelos TRF’s da 1ª e da 2ª Regiões, pelo STJ e pelo STF. A pesquisa conclui que o atual modelo de política de drogas no Brasil pode ser considerado de “proibicionismo moderado”, estabelecendo políticas de descriminalização para o usuário por um lado, e de recrudescimento das penas para traficantes de entorpecentes por outro. Os tipos penais descritivos das condutas foram considerados pouco precisos, e constatou-se que as punições pelo crime de tráfico de entorpecentes tem como “clientes preferenciais” os pequenos e médios traficantes, em sua maioria pertencentes às camadas mais pobres da sociedade. A pesquisa recomenda a adoção de políticas públicas de diferenciação não só entre uso e venda de substâncias entorpecentes, mas entre pequenas e grandes quantidades de substâncias proibidas. Recomenda ainda que seja discutida a recepção dos tratados internacionais de prevenção e repressão ao tráfico de drogas, à luz dos tratados internacionais sobre direitos humanos dos quais o Brasil seja signatário.
Keywords: Tráfico de Drogas
Constituição Federal, Brasil
metadata.dc.description.other: Trabalho em parceria da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça com a Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e com o PNUD.
Coordenação Acadêmica: Luciana Boiteux, Vanessa Oliveira Batista, Geraldo Luiz Mascarenhas Prado, Ela Wiecko Volkmer de Castilho e Beatriz Vargas. Carlos Eduardo Adriano Japiassu (colaborador)
Discentes: Andre dos Santos Gianini, Antonio Magalhães de Paula Souza, Camila Soares Lippi, Camila Souza Alves, Carlos de Rezende Rodrigues, Eliane Pinheiro da Silva, Fabrício Garcia Henriques, Felipe Macedo Couto, Fernanda Teixeira de Medeiros, Guilherme Bohrer Lopes Cunha, João Felippe Belem de Gouvêa Reis, Julia Monteath de França, Liv Satomi Lago Makino, Luciana Peluzio Chernicharo, Natalia Cardoso Amorim Maciel, Paulo Telles, Pedro Vetter de Andréa, Rafael Santos de Oliveira,Taiana de Castro Sobrinho, Vitor Hugo Coutinho Conti - Aline Arêdes de Oliveira, André Santos Guimarães, Bruna G. Parente, Bruno Lourenço da Silva Macedo Alves, Bruno Perpétuo Ferreira Ericson dos Santos Cerqueira, Luiz Felipe Horowitz, Marco Aurélio Gonçalves de Oliveira, Pedro Felipe Santos, Pedro Felipe Soares Alcanfor, Paulo Ferreira Leal Filho, Rodrigo Silva Pinto, Samira Lana Seabra, Vanessa Cristina Pimentel Varela
Série Pensando o Direito v. 1/2009
Título da capa : Tráfico de drogas e constituição. Resumo do Projeto de Pesquisa apresentado ao Ministério da Justiça/ PNUD, no Projeto “Pensando o Direito”, Referência PRODOC BRA/08/001.
metadata.dc.description.physical: 121 p.
Appears in Collections:PROJETO PENSANDO O DIREITO



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.