Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3016
Authors: Rodovalho, Thiago.
Reis, Bruno.
Title: O modelo cooperativo - uma nova estrutura processual
Other Titles: Cooperative model – a new processual structure
Issue Date: 2020-12
metadata.dc.publisher.source: Revista de processo, v. 45, n. 310, p. 51-67, dez. 2020. Revista de processo, v. 46, n. 311, p. 59-75, jan. 2021. Artigo em continuação do publicado no mesmo periódico no v. 45, n. 310, p. 51-67, dez. 2020.
Publisher: Revista dos Tribunais
metadata.dc.type: Artigo de revista
Abstract: Este artigo visa a analisar a mudança operada no ordenamento jurídico brasileiro com a consagração de um modelo de processo cooperativo, rompendo com a dicotomia entre os modelos adversarial e inquisitorial. Com isso, buscou-se consagrar um novo sistema de organização do processo, capaz de melhor equilibrar a atuação do órgão jurisdicional e dos demais sujeitos processuais na condução do processo, sem incorrer nos desvios do exagerado individualismo, ou, noutro extremo, de um verdadeiro absolutismo.
Keywords: Princípio da cooperação
Probidade processual
Princípio da efetividade
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Appears in Collections:Revista de Processo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RePro_N310_P51-67.pdf
  Restricted Access
563.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.