Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPrux, Oscar Ivan.pt_BR
dc.contributor.authorPiai, Kevin Henrique de Sousa.pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-06T12:00:15Z-
dc.date.available2021-04-06T12:00:15Z-
dc.date.issued2020-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.mj.gov.br/handle/1/3544-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo abordar o princípio da transparência na relação algorítmica para adequada aferição de crédito ao consumidor, refletindo suas características, sua utilidade e seus possíveis vieses discriminatórios. Parte-se da identificação e exame do que refere a banco de dados (instrumento que, na prática, aperfeiçoa-se cotidianamente) e da utilização da tecnologia para análise e processamento de informações, posto que elas são largamente aplicadas na técnica denominada de regressão logística. É dedicada atenção para a aplicação dessa espécie de referencial estatístico, em especial, ponderando a possibilidade de transgressão dos princípios constitucionais, direitos fundamentais e da personalidade do consumidor, que é presumidamente vulnerável, principalmente nas situações em que exista opacidade algorítmica e informacional direcionadas para delinear as políticas de pontuação de créditos apontadas pelos bureaus (de crédito). Utiliza-se o método hipotético-dedutivo, embasado em levantamento literário nas bases de dados científicas, traçando uma abordagem voltada aos aspectos fundamentais para o exame de questões relevantes envolvidas no assentamento da tutela de dados pessoais, incluindo a transparência algorítmica e sua licitude e ética quando de relações de consumo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista dos Tribunaispt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectAspectos jurídicospt_BR
dc.subjectCrédito direto ao consumidorpt_BR
dc.subjectLogisticapt_BR
dc.subjectDireito à informaçãopt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectCadastro positivopt_BR
dc.subjectDado pessoalpt_BR
dc.titleOpacidade algorítmica e o credit scoring no mercado de consumopt_BR
dc.title.alternativeAlgorithmic opacity and credit scoring in the consumer marketpt_BR
dc.typeArtigo de revistapt_BR
dc.publisher.sourceRevista de direito do consumidor, v. 29, n. 132, p. 143-165, nov./dez. 2020.pt_BR
dc.description.otherInclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.pt_BR
Appears in Collections:Revista de Direito do Consumidor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RDC_N132_P143_165.pdf
  Restricted Access
803.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.