Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7003
Authors: Budnhak, Juliane Aparecida.
Title: Fazemos, mas não sabemos o quanto: os desafios para implementar medidas de desempenho organizacional em segurança pública
Issue Date: 2021
metadata.dc.publisher.source: Universidade de Brasília - UnB
metadata.dc.type: - ESPEN
Abstract: Este estudo considera que o desempenho organizacional está presente no contexto das organizações públicas e nas pesquisas teóricas em todo o mundo e objetiva mapear os desafios relacionados à implementação da medição de desempenho organizacional em três órgãos de segurança pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a realização de 16 entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos na temática do desempenho organizacional. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos e o uso da análise de conteúdo para interpretação. Foram testadas a manifestação operacional de 8 (oito) desafios relatados na literatura internacional, buscando verificar aderência empírica e o levantamento de possíveis desafios emergentes para o campo. As evidências coletadas foram analisadas segundo o referencial teórico sobre desempenho organizacional, medição de desempenho organizacional e desafios de medição no setor público. A análise evidenciou que os desafios sugeridos pela literatura internacional são percebidos no escopo da segurança pública federal brasileira. Ademais, outros 5 (cinco) desafios emergentes para o campo são relatados: quais sejam: rotatividade da força de trabalho, falta de cultura sobre a temática, diversidade de atribuições dos órgãos, falta de recompensa do Estado pela excelência e o não reconhecimento das próprias atividades desenvolvidas por cada órgão de segurança. Adicionalmente, foram sugeridas boas práticas organizacionais para mitigar os desafios relatados pela literatura, sendo que a necessidade de capacitação dos gestores e de mudança cultural nas organizações foram citadas com destaque. Como contribuição para os estudos futuros, sugere-se a replicação da pesquisa para identificar a manifestação empírica dos desafios para medição de desempenho organizacional em outras áreas da administração pública brasileira.
Keywords: Desempenho Organizacional
Medição de Desempenho
Segurança Pública Federal
Administração Pública
Desafios da Medição de Desempenho
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
metadata.dc.description.physical: 192 p.
Appears in Collections:Gestão Penitenciária



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.