Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/8572
Authors: Isangelo Senna
Fabio Iglesias
Lucas Heiki Matsunaga
Title: Inventário das estratégias de prevenção criminal pelo design ambiental (Cpted) para espaços públicos
Other Titles: Inventario de estrategias de prevención del delito a través del diseño ambiental (Cpted) para espacios públicos
Issue Date: 2022-12-05
metadata.dc.publisher.source: Revista Susp Brasília, v. 1, n. 2, p. 180-195, jul./dez. 2022
Publisher: SUSP
metadata.dc.type: Artigo de revista
Abstract: O presente estudo objetivou a elaboração de um instrumento de avaliação pós-ocupacional para a verificação de fatores que influenciam comportamentos criminosos e o medo do crime em ambientes públicos. O instrumento foi construído a partir da revisão sistemática da literatura em prevenção criminal pelo design ambiental, em busca de elementos que identificassem características ambientais específicas relacionados ao crime real ou percebido. Os itens elaborados foram submetidos à análise de juízes especializados em arquitetura, direito, segurança pública e psicologia. Buscando validade e fidedignidade, o inventário foi testado em 10 ambientes públicos do Distrito Federal por 24 aplicadores treinados para este fim. A partir de critérios psicométricos, obteve-se um instrumento contendo 58 itens categorizados em 7 dimensões, sendo elas: Iluminação, Manutenção do Espaço, Wayfinding, Vigilância Natural, Territorialidade, Justaposição Geográfica, e Emergência e Acidentes. O instrumento se revelou capaz de facilitar análises e intervenções tanto em ambientes seguros como não-seguros. Tais medidas, além de promoverem a segurança, contribuem para: a saúde mental e física da população; o crescimento econômico; e a redução dos gastos públicos referentes ao crime e ao medo do crime.
Keywords: CPTED
Inventário
Prevenção Criminal
Medo do Crime
Segurança Pública
Espaços Urbanos Seguros
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português, resumos em português e espanhol.
Appears in Collections:Revista do Sistema Único de Segurança Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rev. Susp_N2_P180_195.pdf385.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.