Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.mj.gov.br/handle/1/11428
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Eugênio, Janaína Covre. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Natana Lopes. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lunardi, Giovani Mendonça. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T18:49:28Z | - |
dc.date.available | 2023-10-03T18:49:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.mj.gov.br/handle/1/11428 | - |
dc.description.abstract | A atual sociedade contemporânea vem sofrendo transformações decorrentes do avanço tecnológico. Esse novo paradigma de uma sociedade digital interfere em todas as esferas da vida, que passaram a ser permeadas pelas tecnologias digitais. Neste estudo destacamos o uso das tecnologias digitais no ensino policial. Para isso, este artigo visa investigar a integração de tecnologias da informação e comunicação e o uso da metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas na formação continuada do policial civil de Santa Catarina. Para atender a tal objetivo foi implementado um curso na modalidade de Educação a Distância para a formação continuada do policial civil. O curso de Polícia Judiciária Eleitoral foi desenvolvido no ambiente virtual (Moodle) do Laboratório de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. A estruturação e organização do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi realizada com base em algumas etapas da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Para análise do curso, enquanto metodologia e tecnologia, foi aplicado um instrumento de coleta de dados online aos 30 participantes da pesquisa. A análise das respostas coletadas apontou que o curso teve excelente aceitação entre os participantes e que o uso das tecnologias possibilitou a solução de alguns problemas enfrentados no processo de aperfeiçoamento profissional de policiais civis de Santa Catarina. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Academia Nacional de Polícia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino policial | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Polícia civil | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da Informação e Comunicação e Metodologia Ativa na formação continuada do policial civil de Santa Catarina | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital Technologies and Active Methodology in the continuing education of civil police officers in Santa Catarina | pt_BR |
dc.title.alternative | Integración de Tecnologías y Metodología Activa ABP en la formación continua de policías civiles de Santa Catarina | pt_BR |
dc.type | Artigo de revista | pt_BR |
dc.publisher.source | Revista brasileira de ciências policiais, v. 14, n. 12, p. 253-296, maio/ago. 2023 | pt_BR |
dc.description.other | Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RBCP_N12_P253-296.pdf | 5.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.