Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/11918
Autor(es): Ottoni, Cristiano.
Título: O futuro das estradas de ferro no Brasil
Data da publicação: 1859
Editora: Typographia Nacional
Tipo: Obra rara
Resumo: Apresenta dados quantitativos sobre a evolução da obra de engenharia da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1859.
Palavras-chave: Ferrovia dom pedro II, construção, Brasil
séc.XIX
Notas: Biografia/História: Cristiano Benedito Ottoni (1811 – 1896) foi engenheiro, professor e político brasileiro, capitão-tenente da Marinha. "É considerado o pai das estradas de ferro no Brasil por ter sido o primeiro diretor da Estrada de Ferro Dom Pedro II e o homem que fez os trilhos subirem a serra do Mar em direção a Minas Gerais e a São Paulo, entre 1855 e 1865." Ocupou o cargo de deputado e senador no Império e na República. Na Câmara dos Deputados, foi um defensor dos donos de escravos, posicionando-se contra a Lei do Ventre Livre. O Imperador o considerava um grande engenheiro e administrador, apesar de suas divergências políticas. Participou da colonização do vale do Mucuri, último sertão baldio de Minas Gerais. Em sua homenagem há uma cidade com seu nome em Minas Gerais. Também leva seu nome uma praça no Rio de Janeiro, contendo sua estátua.
Cristiano Benedito Ottoni. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. [San Francisco: Wikimedia Foundation], 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristiano_Benedito_Ottoni. Acesso em: 10 out. 2023.
Descrição fisica: 86 p.
Aparece nas coleções:COLEÇÃO AFFONSO PENNA JÚNIOR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O futuro das estradas de ferro no Brasil.pdf4.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.