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http://dspace.mj.gov.br/handle/1/13782
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Oliveira, Gustavo Justino de. | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Matheus Teixeira. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T18:00:00Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T18:00:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.mj.gov.br/handle/1/13782 | - |
dc.description.abstract | O tema central do presente artigo é a utilização da autorização como contrato legítimo para transferência de titularidade em desapropriações e servidões administrativas no setor ferroviário. A doutrina tradicional tende a encarar o instituto da autorização como ato unilateral, discricionário e precário, praticado no exercício do poder de polícia, despido de natureza contratual para delegação de serviços públicos, como têm a concessão e a permissão. No entanto, a noção mais atual encara o mencionado instituto como legítimo contrato de adesão, inclusive já utilizado em diversos setores de infraestrutura, como telecomunicações e portuário, com base no art. 21, incisos XI e XII, da Constituição Federal. Para este estudo, será analisado o sistema ferroviário brasileiro a partir da conjugação de tradicionais instrumentos de intervenção e supressão da propriedade privada, como a servidão e a desapropriação, em razão da recente publicação do Novo Marco Legal das Ferrovias, instituído pela Lei 14.273/2021. A pesquisa metodológica concentra-se, principalmente, na revisão bibliográfica e na interpretação de normas jurídicas, da jurisprudência e de entendimentos doutrinários, além da análise de editais, contratos e documentos congêneres encontrados nos sítios eletrônicos de órgãos e entidades estatais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista dos Tribunais | pt_BR |
dc.subject | Autorização administrativa | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Setor ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Desapropriação | pt_BR |
dc.subject | Servidão administrativa | pt_BR |
dc.title | Da natureza contratual da autorização ferroviária prevista na Lei 14.273/2021 e seus impactos na transferência de titularidade mediante desapropriações e servidões administrativas. Revista de Direito Administrativo, Infraestrutura, Regulação e Compliance | pt_BR |
dc.title.alternative | The Contractual nature of the railway authorization in Brazilian Law 14,273/2021 and its impacts on the transfer of ownership through expropriations and administrative easements | pt_BR |
dc.type | Artigo de revista | pt_BR |
dc.publisher.source | Revista de direito administrativo, infraestrutura, regulação e compliance, v. 8, n. 30, p. 25-46, jul./set. 2024. | pt_BR |
dc.description.other | Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material. | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista de Direito Administrativo, Infraestrutura, Regulação e Compliance |
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