Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/16391
Autor(es): Conte, Christiany Pegorari.
Rodovalho, Thiago.
Título: Inteligência artificial aplicada aos bancos de dados do CNJ no enfrentamento à violência contra a mulher: caminhos para prevenção, monitoramento e política pública
Título(s) alternativo(s): Leveraging artificial intelligence in CNJ databases to combat violence against women: strategies for prevention, monitoring, and public policy development
Data da publicação: 2025-07
Fonte de publicação: Revista de IA & Direito, v. 1, n. 1, p. 87-103, jul./dez. 2025
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este artigo examina os efeitos da aplicação da inteligência artificial (IA) aos bancos de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no enfrentamento à violência contra a mulher. A pesquisa tem como objetivo investigar de que forma a IA pode subsidiar a formulação de políticas públicas, contribuir para a prevenção da reincidência e aprimorar a atuação jurisdicional. Conclui-se que a integração entre IA e estatísticas judiciais potencializa a elaboração de diagnósticos céleres, a antecipação de riscos e o fortalecimento de estratégias preventivas no âmbito das políticas públicas.
Palavras-chave: Inteligência Artificial
CNJ
Violência contra a Mulher
Politica Pública
Processo Penal e Civil
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de IA & Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIAD_N1_P87-103.pdf
  Restricted Access
396.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.