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http://dspace.mj.gov.br/handle/1/16392Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Neves, Kelli Angelini. | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T16:39:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-05T16:39:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://dspace.mj.gov.br/handle/1/16392 | - |
| dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar, de forma crítica e propositiva, os desafios, riscos e oportunidades decorrentes do uso da inteligência artificial (IA) por crianças e adolescentes, à luz do ordenamento jurídico brasileiro. A crescente presença da IA em ambientes digitais voltados ao público infanto-juvenil, como plataformas educacionais, redes sociais e aplicativos, tem provocado transformações nas formas de aprender, comunicar e se relacionar deles. Embora tais tecnologias ofereçam benefícios significativos para o desenvolvimento cognitivo e criativo, também impõem riscos relevantes à privacidade, à segurança, à saúde mental e à autonomia intelectual de crianças e adolescentes. Entre os principais problemas identificados, destacam-se a exposição a algoritmos de recomendação, a coleta indevida de dados pessoais, a formação de perfis comportamentais com objetivo de explorar, a desinformação e a dependência tecnológica. Diante desse cenário, o artigo reforça algo simples, a importância do cumprimento das normas já existentes, como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, as quais estabelecem fundamentos jurídicos sólidos para a proteção integral e prioritária de crianças e adolescentes também no ambiente digital. Além do aspecto normativo, o texto destaca a urgência de disseminar a educação digital, capaz de promover o pensamento reflexivo, a cidadania digital e o uso responsável das tecnologias. Ao final, sustenta-se que a proteção de crianças e adolescentes no uso da IA depende não apenas de legislação adequada, mas também do engajamento articulado entre Estado, famílias, escolas, empresas e sociedade civil, garantindo que a inovação tecnológica se faça presente em consonância com os direitos humanos e o melhor interesse da criança e do adolescente. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Revista dos Tribunais | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Crianças | pt_BR |
| dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
| dc.subject | Proteção | pt_BR |
| dc.subject | Internet | pt_BR |
| dc.subject | Legislação | pt_BR |
| dc.title | Inteligência artificial e a infância e adolescência: benefícios e ameaças a direitos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Artificial intelligence and Childhood and Adolescence: Benefits and Threats to Rights | pt_BR |
| dc.type | Artigo de revista | pt_BR |
| dc.publisher.source | Revista de IA & Direito, v. 1, n. 1, p. 105-129, jul./dez. 2025 | pt_BR |
| dc.description.other | Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material. | pt_BR |
| Appears in Collections: | Revista de IA & Direito | |
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| File | Description | Size | Format | |
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