Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2567
Autor(es): Castro, Felipe Araújo.
Silva, Ana Maria Félix da.
Título: “Maconha em pito faz negro sem vergonha” : o discurso médico profissional e a criminalização da maconha no Brasil no início do século XX
Título(s) alternativo(s): Professional medical discourse over marijuana criminalization in early 20th century Brazil
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências criminais, v. 28, n. 173, p. 317-350, nov. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente trabalho analisa o discurso médico sobre a maconha produzido nas primeiras décadas do século XX, com o objetivo principal de identificar as influências exercidas por esse discurso na criminalização da droga no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise do discurso de dois textos paradigmáticos: Os fumadores de maconha, de Rodrigues Dória (1915), e Sobre o vício da diamba, de Francisco de Assis Iglesias (1918). A análise dos artigos realizada em constante diálogo com pesquisas historiográficas, jurídicas, sociológicas e antropológicas nos permitiu revelar que os profissionais médicos atuavam como empreendedores morais para atingir pelo menos dois objetivos: (i) a associação do uso especialmente aos negros, buscando uma forma de repressão e controle dessa parcela da população e (ii) a busca pelo controle de certos usos da maconha por esses profissionais. Chegamos à conclusão de que a criminalização da maconha no Brasil foi uma decisão política alicerçada em argumentos moralistas, racistas e segregacionistas. Por sua vez, a permanência da proibição do uso da droga após a caducidade das teses científicas que lhe sustentaram, embora seja formalmente legítima, é moralmente insustentável e politicamente irracional à medida que carrega permanências de ideais racistas e discriminatórios.
Palavras-chave: Maconha
Criminalização
Médico
Discursos etc.
Racismo
Desigualdade social
Notas: Inclui notas explicativas, bibliografia e fontes adicionais de doutrina indicadas pelo editor. Texto em português; resumos em português e inglês.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Criminais: RBCCrim

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCCRIM_N173_P317-350.pdf
  Restricted Access
232.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.