Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2569
Autor(es): Lyra, José Francisco Dias da Costa.
Nunes, Péricles Sthehmann.
Título: A reificação como patologia social da sociedade moderna e o atuarismo criminológico : uma análise crítica a partir da criminologia do reconhecimento
Título(s) alternativo(s): Reification as a social pathology of modern society and criminological actuarialism : a critical analysis from the criminology of recognition
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências criminais, v. 28, n. 173, p. 393-432, nov. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este estudo analisa o fenômeno da reificação como uma patologia da sociedade moderna, que se caracteriza como uma espécie de distorção da razão causada por imperativos mercadológicos, os quais, no estágio atual, não somente dominam o mercado, senão também penetram na subjetividade e nas relações pessoais. A subjetividade, sob orientação mercantilista, é encarada como uma mercadoria, uma coisa que pode ser comercializada, não sendo mais reconhecida na sua potência vital. Será demonstrado que tal distorção da razão (a reificação) se expressa em um pensamento social indolente e descomprometido com relação ao outro, constituindo-se em uma patologia social que, além de impedir a autorrealização do sujeito, penetra no direito, imprimindo-lhe uma racionalidade econômica. Sob tal orientação, o direito é desfigurado a uma mera forma de calcular meios e fins, gerando uma desumanização. Por fim, o trabalho pretende iluminar o fenômeno criminológico a partir da teoria do reconhecimento, a fim de analisar criticamente o pensamento criminológico atuarial que consolida o processo de reificação no âmbito do controle penal.
Palavras-chave: Criminologia
Patologia social
Sistema penal
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas, bibliografia e fontes adicionais de doutrina indicadas pelo editor. Texto em português; resumos em português e inglês.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Criminais: RBCCrim

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCCRIM_N173_P393-432.pdf
  Restricted Access
273.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.