Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2622
Autor(es): Batista, Nilo.
Título: A pena nos tempos do cólera
Título(s) alternativo(s): Punishment in the time of Cholera
Data da publicação: 2021-01
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências criminais, v. 29, n. 175, p. 285-304, jan. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Palestra de encerramento proferida no 26º Seminário Internacional do IBCCRIM. O estudo se inicia abordando o aspecto punitivo das pandemias. Em seguida, são delineadas as principais características do Prodigium angoris, o vírus que aflige o Brasil há cerca de trinta anos, marcado pela crença absoluta e inabalável na pena como panaceia para todos os males. É abordada também a esterilidade das teorias legitimantes da pena, as quais ignoram que a pena enquanto tal não existe, pois é sempre histórica e socialmente condicionada. Neste campo, atualmente o verdadeiro embate se dá entre as teorias legitimantes da pena (em todas as suas variantes) e as teorias deslegitimantes da pena, as quais se ocupam de desvelar suas funções ocultas. São abordadas ainda as manifestações do Prodigium angoris nas carreiras jurídicas e na sociedade civil. Por fim, são apresentadas dez propostas político-criminais para combater esse pernicioso vírus.
Palavras-chave: Direito Penal
Pena
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Criminais: RBCCrim

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCcrim_N175_P285-304.pdf
  Restricted Access
216.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.