Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2638
Autor(es): Vale, Ionilton Pereira do.
Santos, Teodoro Silva.
Título: O Direito na literatura
Título(s) alternativo(s): Law in literature
Data da publicação: 2021-01
Fonte de publicação: Revista dos Tribunais, v. 110, n. 1023, p. 147-164, jan. 2021
Editora: Revista dos tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: As origens do Law as Literature remetem a 1925, a partir de um texto de Benjamin Cardozo, juiz da Suprema Corte norte-americana que, em suma, pretende trazer a forma da Literatura para o Direito, isto é, a possibilidade de textos jurídicos serem interpretados e lidos como textos literários. Este movimento, no campo do Direito e Literatura, fundado por Benjamin Cardozo, foi acompanhado por Ronald Dworkin, com a sua ideia do “romance em cadeia”, uma narrativa construída por mais de um romancista (jurista) que, mesmo assim, deve ser coerente e buscar o melhor desfecho (resposta) possível. O fato é que dentre as disciplinas que se associam ao Direito, como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, por exemplo a Literatura, assim como o Direito, associa e agrega todas elas, tornando as duas disciplinas como marco universal das Ciências, ditas Humanas.
Palavras-chave: Direito
Literatura russa
Literatura grega
Literatura americana
Literatura clássica
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista dos Tribunais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT_N1023_P147-164.pdf
  Restricted Access
183.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.