Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3013
Autor : Dantas, Bruno.
Santos, Caio Victor Ribeiro dos.
Título : O contraditório como direito de efetiva participação na construção da decisão judicial
Otros títulos : Notice and hearing as the right to participate in the construction of the judicial decision
Fecha de publicación : 2020-12
metadata.dc.publisher.source: Revista de processo, v. 45, n. 310, p. 17-34, dez. 2020.
Editorial : Revista dos Tribunais
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : Há muito compreendido como o direito de apenas ser informado e de responder às manifestações feitas nos autos (binômio informação-reação), o contraditório, com a publicação do Código de Processo Civil de 2015, passa a ser identificado pelo quadrinômio informação, reação, diálogo e influência, assumindo o signo do contraditório participativo. Dessa forma, o artigo objetiva demonstrar em que medida o CPC 2015 contribuiu para o desenvolvimento de uma noção qualificada de contraditório, rompendo com a vetusta ideia que o identificava apenas sob o binômio informação-reação. Para tanto, a pesquisa, adotando o método dedutivo, desenvolve-se pelo procedimento de revisão bibliográfica, buscando, em um primeiro momento, deter-se nos aspectos constitucionais que dizem respeito ao contraditório participativo, para depois analisar, detalhadamente, as suas projeções no corpo do CPC 2015.
Palabras clave : Contraditório
Direito de defesa
Devido processo legal
Princípio da efetividade
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece en las colecciones: Revista de Processo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RePro_N310_P17-34.pdf
  Restricted Access
595.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.