Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3105
Autor(es): Ozai, Ivan.
Título: Crítica à teoria externa dos direitos fundamentais : uma falsa dicotomia
Título(s) alternativo(s): Critique of the external theory of constitutional rights : a false dichotomy
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista de direito constitucional e internacional, v. 28, n. 122, p. 301-323, nov./dez. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este artigo analisa criticamente a classificação das posturas teóricas a respeito dos conflitos entre direitos fundamentais em teoria interna e teoria externa, geralmente propugnada por quem se considera adepto desta última corrente. Inicialmente, fixamos algumas premissas teóricas a respeito da dinâmica da elaboração legislativa e da subsequente construção de sentido normativo pelo aplicador do direito. Em seguida, examinamos os pressupostos e as consequências gnoseológicas da classificação criticada, indicando a impropriedade de se dividir a doutrina sob um único rótulo, interno ou externo. Ao final, demonstramos que uma interpretação que se pretenda alinhada à teoria externa é insuficiente para dar solução a todos os conflitos entre direitos fundamentais.
Palavras-chave: Direitos humanos (filosofia)
Direitos e garantias individuais
Hermenêutica
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCI_N122_P301-323.pdf
  Restricted Access
230.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.