Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3108
Autor(es): Moura, Letícia Marina da S.
Santos Júnior, Clodoaldo Moreira dos.
Título: Fake news à luz dos direitos humanos : (des)informação coletiva e a vulnerabilidade das minorias
Título(s) alternativo(s): Fake news in the light of human rights : collective (mis)information and minority vulnerability
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista de direito constitucional e internacional, v. 28, n. 122, p. 341-366, nov./dez. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente estudo revisional bibliográfico visa identificar os fatores propulsores das notícias falsas sob a ótica exploratória dos estudos e pesquisas já realizados no Brasil e em outros países, pautando-se em técnicas de pesquisa descritiva, analítica e crítica, assim como levantamento e estudos de caso. O relatório atual sobre desinformação no consumo de notícias globais destaca que os maiores índices de divulgação de conteúdos falsos encontram-se em países cujos níveis de alfabetização noticiosa são altos, sendo que o Brasil ocupa terceira posição no ranking de nações que mais consomem notícias inventadas. Nesse diapasão, verificam-se as soluções jurídicas para a questão.
Palavras-chave: Direitos humanos
Fake news
Direitos e garantias individuais
Mídia digital
Desinformação
Educação
Psicologia social
Minoria
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCI_N122_P357-366.pdf
  Restricted Access
150.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.