Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3307
Autor(es): Amari, Marina Luiza.
Gediel, José Antônio Peres.
Título: Estatuto da Pessoa com Deficiência e a teoria das incapacidades
Título(s) alternativo(s): Statute of Persons with Disabilities and the disabilities doctrine
Data da publicação: 2020-04
Fonte de publicação: Revista de direito civil contemporâneo, v. 7, n. 23, p. 31-63, abr./jun. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O artigo examina as mudanças realiza das no sistema de incapacidades do Código Civil brasileiro pela entrada em vigor do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em janeiro de 2016. Delimita o significado da incapacidade a partir da interpretação de que atinge tão somente os atos jurídicos lato sensu, atos que para sua for mação requerem uma exteriorização de vontade consciente. Estuda as exteriorizações de vontade nos planos da existência e da validade dos atos jurídicos, a partir da perspectiva da relação entre vontade, consciência e discernimento. Esta aná lise é feita a partir de teorizações baseadas na tripartição dos planos do fato jurídico. Evidencia, por fim, quais formulações jurídicas são relacio náveis à vontade e podem ser aproveitadas para o estudo do Estatuto da Pessoa com Deficiência e seu regramento no Código Civil.
Palavras-chave: Brasil. Estatuto da pessoa com deficiência (2015)
Capacidade civil
Autonomia da vontade
Notas: O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCC_N23_P31-63.pdf
  Restricted Access
292.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.