Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3424
Autor(es): Knetsch, Jonas.
Silva, Abrahan Lincoln Dorea.
Carnaúba, Daniel Amaral.
Título: A distinção entre atos e fatos jurídicos no Direito Civil Brasileiro: contribuição ao estudo da circulação de conceitos jurídicos
Título(s) alternativo(s): Distinction between “juridical acts” and “juridical facts” in Brazilian Private law: contribution to the study of legal transplants
Data da publicação: 2020-04
Fonte de publicação: Revista de direito civil contemporâneo, v. 7, n. 23, p. 367-385, abr./jun. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Reflexo da história política e jurídica do País, o Código Civil brasileiro de 2002 se caracteriza pela existência de uma parte geral, herdada da doutrina alemã, e pela importância da teoria do fato jurídico como figura estruturante do direito privado. Em razão da recente adoção dos conceitos de acte juridique e fait juridique no Código Civil francês, essas noções no Direito brasileiro suscitam um interesse especial. Nesse sentido, este artigo aborda as origens da concepção brasileira da teoria do fato jurídico, além de demonstrar distinções e semelhanças no Brasil, na França e na Alemanha.
Palavras-chave: Ato jurídico
Fato jurídico
Direito civil
Brasil. Código civil (2002)
Notas: O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCC_N23_P367-385.pdf
  Restricted Access
224.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.