Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3449
Autor(es): Verbicaro, Dennis.
Caçapietra, Ricardo dos Santos.
Título: A economia comportamental no desenho de políticas públicas de consumo através dos nudges
Título(s) alternativo(s): Behavioral economy in the design of public consumption policies through nudges
Data da publicação: 2021-01
Fonte de publicação: Revista de direito do consumidor, v. 30, n. 133, p. 385-411, jan./fev. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O objetivo deste artigo é verificar as possíveis contribuições da Economia Comportamental para as Políticas Públicas de Consumo. Partindo do pressuposto de que as relações de consumo são largamente impactadas por conceitos estético- -comportamentais que restringem ou influenciam na liberdade de escolha das pessoas, é preciso aprimorar o nível de influência do Estado em relação à sofisticação das práticas abusivas do mercado, cada vez mais voltadas à funcionalização das decisões do consumidor pelo neuromarketing. Intervenções suaves do Estado através dos Nudges, desenhados por arquitetos de escolha, podem contribuir para esse fim. A pesquisa é exploratória, visando obter maior familiaridade com o problema a ser investigado. A abordagem é qualitativa e pautada em um levantamento bibliográfico.
Palavras-chave: Consumidor
Comportamento humano
Economia
Aspectos psicológicos
Políticas públicas
Tomada de decisão
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Direito do Consumidor

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDC_N30_P385-411.pdf
  Restricted Access
224.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.