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Autor : Sant’Anna, Adriana.
Pereira, Dirce do Nascimento.
Consalter, Zilda Mara.
Título : A cooptação dos consumidores pós-modernos e seus matizes : uma digressão sobre as ingerências no processo decisório do consumo (in)consciente
Otros títulos : Co-option post-modern consumers and their nuances : an essay on the interferences in the decision process of (in)conscious consumption
Fecha de publicación : 2021-01
metadata.dc.publisher.source: Revista de direito do consumidor, v. 30, n. 133, p. 413-438, jan./fev. 2021.
Editorial : Revista dos Tribunais
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : Objetiva-se analisar, a partir de uma observação crítico-reflexiva do consumismo, o poder de influência que ações dos fornecedores, empreendidas mediante estratégias mercadológicas de captação da clientela, exercem no consumidor hodierno, mormente na tomada de decisão pela contratação (ir)racional, afetando, por vezes, sua livre escolha e autonomia da vontade. Para tanto, em abordagem lógico-dedutiva, com aplicação de técnicas de pesquisa documental indireta, concretizada em texto teorético, o estudo delineia o panorama de agravamento da vulnerabilidade comportamental do consumidor brasileiro pois, uma vez imerso num universo de necessidades artificiais criadas pelo mercado dos excessos, vê-se instigado ao consumo impulsivo de bens e serviços. Em conclusão, aferiu-se que, mesmo com legislação própria à defesa dos seus direitos, há nefasta interferência no processo decisório do consumidor, realidade factual que requer uma análise cuidadosa pelos estudiosos do Direito a fim de buscar meios jurídicos eficientes à coibição das desleais práticas comerciais dos fornecedores.
Palabras clave : Consumismo
Autonomia da vontade
Comportamento humano
Marketing
Tomada de decisão
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece en las colecciones: Revista de Direito do Consumidor

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