Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3634
Autor(es): Alvarenga, Rúbia Zanotelli de.
Título: Os direitos sociais dos trabalhadores como cláusulas pétreas
Título(s) alternativo(s): Workers’ social rights as stone clauses
Data da publicação: 2021-03
Fonte de publicação: Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social, v. 47, n. 216, p. 79-100, mar./abr. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente artigo visa examinar a disposição constitucional contida no § 4º do art. 60 da Constituição Federal de 1988, bem como o conceito e as espécies de direitos sociais. Viu-se que os direitos sociais constituem-se em limites materiais à reforma constitucional, tendo em vista que tanto a Lei Ordinária quanto a Emenda Constitucional que, de algum ou de qualquer modo, por menor que seja, vierem a afetar, a abolir ou a suprimir a essência protetora dos direitos sociais e, consequentemente, dos direitos fundamentais dos trabalhadores serão consideradas inconstitucionais ou, ainda mais grave, em inadmissível afronto ao Direito Constitucional do Trabalho.
Palavras-chave: Direitos sociais
Direitos e garantias individuais
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDT-N216_P79-100.pdf
  Restricted Access
35.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.