Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4023
Autor(es): Dias, Daniel.
Título: A incumbência do empregado de se reabilitar profissionalmente em caso de acidente de trabalho
Título(s) alternativo(s): The employee’s burden of professional rehabilitation in case of work accident
Data da publicação: 2020-07
Fonte de publicação: Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social, v. 46, n. 212, p. 81-117, jul./ago. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Em caso de acidente de trabalho pelo qual o empregado acidentado não possa exercer o seu ofício ou profissão, o Código Civil prevê que a indenização inclui pensão no valor do trabalho para o qual se inabilitou (art. 950 do CC). Mas e se o empregado puder, mediante esforço ou sacrifício razoável, exercer outros ofícios ou profissões, terá ele direito à pensão integral? Ou deve-se abater do valor da pensão a remuneração que ele teria podido obter com outro trabalho? A doutrina trabalhista e o TST interpretam e aplicam o art. 950 do CC de modo a concluir pela irrelevância, do ponto de vista indenizatório, da capacidade laboral remanescente do ofendido. No presente artigo, essa posição é analisada criticamente e, ao final, é apresentada uma nova solução: a não aplicação, por redução teleológica, do art. 950 do CC aos casos em que o ofendido pode, mediante esforço razoável, exercer outros ofícios ou profissões. Nesses casos, incide o regramento geral de perdas e danos, em especial a regra do dano evitável (art. 403 do CC). E, dessa incidência, extrai-se a incumbência do ofendido de se reabilitar profissionalmente, sob pena de ser abatido da pensão o montante que ele poderia auferir no exercício de trabalho substitutivo. Para chegar a essa conclusão, foi feita pesquisa exaustiva na doutrina de Direito do Trabalho e na jurisprudência do TST sobre o tema.
Palavras-chave: Acidente de trabalho
Pensão civil por incapacidade
Regra do dano evitável
Reabilitação profissional
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDT_N212_P81-117.pdf
  Restricted Access
212.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.