Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4045
Autor(es): Silva, Mateus Abreu Antunes da.
Título: Motivação, contraditório e verdade judicial
Título(s) alternativo(s): Justification, right to be heard and truth
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 46, n. 314, p. 55-70, abr. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente ensaio visa a debater a respeito da natureza jurídica da motivação, levando em consideração a atividade do juiz, o que gera uma correlação entre motivação, contraditório e verdade judicial. De tal modo, existe uma concepção psicologista e uma concepção racionalista da motivação. Em primeiro lugar, se a motivação encara tão somente o iter mental do julgador, essa tem função meramente linguística destinada a comunicar, sem relevância jurídica. Se se adota uma concepção racionalista, a motivação é pautada por termos jurídicos e por razões que a justificam. Adotando-se a concepção racionalista, a nosso ver, é o melhor caminho, tanto na justificação das decisões quanto na análise das provas.
Palavras-chave: Motivação da sentença
Contraditório
Decisão judicial
Controle jurisdicional
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N314_P55_70.pdf
  Restricted Access
492.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.