Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4141
Autor(es): Welsch, Gisele Mazzoni.
Título: A autoridade dos precedentes judiciais e a unidade do direito: uma análise comparada Brasil-Alemanha (III)
Título(s) alternativo(s): The authority of judicial precedents and the unity of law: a comparative analysis between Brazil and Germany (III)
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 46, n. 314, p. 315-335, abr. 2021
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente estudo tem por finalidade a análise comparada do papel das cortes superiores alemã e brasileira (BGH e STJ) na perspectiva de outorga de unidade do Direito. Inicialmente serão evidenciadas as influências do processo civil alemão para a formação e desenvolvimento do processo civil brasileiro, passando-se pela análise das aproximações e desafios comuns entre os dois sistemas, por meio da abordagem da dogmática e doutrina dos dois países, ponderando-se a evolução das principais reformas legislativas até o panorama atual. Ao final, serão confrontados os papéis e procedimentos adotados pelo BGH e pelo STJ como cortes de precedentes e comprometidas com a promoção de desenvolvimento e unidade do Direito.
Palavras-chave: Precedente judicial
Direito comparado
Alemanha
Processo civil
Tribunal superior
Princípio da segurança jurídica
Notas: Inclui notas explicativas e bibliográficas. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N314_P315_335.pdf
  Restricted Access
626.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.