Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4147
Autor(es): Nunes, Dierle.
Paolinelli, Camila Mattos.
Título: Novos designs tecnológicos no sistema de resolução de conflitos: ODR, e-acesso à justiça e seus paradoxos no Brasil
Título(s) alternativo(s): New technological designs in the conflict resolution system: ODR, e-access to justice and paradoxes in Brazil
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 46, n. 314, p. 395-425, abr. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: A presente investigação propõe que os novos designs tecnológicos reflitam o e-acesso à justiça e conteúdos de devido processo tecnológico, assegurando participação informada e evitando que litigantes se valham de nudges (incentivos) manipuladores. Na arquitetura de tribunais on-line, as escolhas devem minimizar as desigualdades e capacitar uma participação livre, informada e autodeterminada. Ambientes de escolha digital de ODRs e tribunais on-line não são neutros e, como tal, devem ser desenhados para atingir propósitos alinhados à democratização processual. Ao final, são apresentadas diretrizes éticas para auxiliar no enfrentamento dos desafios colocados: grandes desigualdades, exclusão digital e distopia de litigância.
Palavras-chave: Acesso à justiça
Processo eletrônico
Inclusão digital
Devido processo legal
Direito de defesa
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N314_P395_425.pdf
  Restricted Access
1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.