Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4207
Autor(es): Querido, Danilo Eduardo.
Título: O contrato de trabalho intermitente implementado pela reforma trabalhista ofende o pacto constitucional brasileiro?
Título(s) alternativo(s): Does the intermittent employment contract implemented by the labor reform offend the Brazilian constitutional pact?
Data da publicação: 2020-09
Fonte de publicação: Revista de direito constitucional e internacional, v. 28, n. 121, p. 59-74, set./out. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O objetivo geral deste artigo é verificar se o contrato de trabalho intermitente implementado no ordenamento jurídico pátrio pela Lei 13.467/2017, ofende o pacto constitucional brasileiro. Desta feita, em que pese esteja calcado em uma análise jurídica de (in)constitucionalidade, o presente estudo se mostra possuidor de grande relevância pluridisciplinar, dados os inúmeros direitos fundamentais intrinsecamente tratados pela matéria. Na esteira da investigação, traçou-se um breve panorama acerca da figura do novo contrato laboral, assim como da própria lei ordinária que o implementou. Através do método hipotético-dedutivo aliado a análise de documentação indireta, fora possível atestar a hipótese inicialmente posta à baila, constatando a existência do vício conglobante de constitucionalidade.
Palavras-chave: Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017
Trabalho intermitente
Contrato de trabalho
Reforma trabalhista
Análise de constitucionalidade
Inconstitucionalidade formal
Inconstitucionalidade material
Notas: Inclui bibliografia e fontes adicionais de doutrina indicadas pelo editor. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCI_N121_P59_74.pdf
  Restricted Access
536.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.