Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4254
Authors: Sá, Mariana Oliveira de.
Title: O direito ao esquecimento e a liberdade de expressão: para além do direito de dizer, o direito de ouvir
Other Titles: The right to be forgotten and free speech: beyond the right to say, the right to hear
Issue Date: 2020-09
metadata.dc.publisher.source: Revista de direito constitucional e internacional, v. 28, n. 121, p. 159-183, set./out. 2020.
Publisher: Revista dos Tribunais
metadata.dc.type: Artigo de revista
Abstract: O objetivo do presente artigo é analisar a aplicação do direito ao esquecimento no Brasil em contraponto com o direito à liberdade de expressão e de imprensa. A investigação é guiada pela problemática da aplicação do direito ao esquecimento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e sua coerência com a proteção que deve ser dada ao direito de liberdade de expressão e de imprensa no Estado de Direito. Trata-se de pesquisa bibliográfica, cuja análise dos dados é realizada de forma descritiva e crítica, utilizando-se como referencial teórico-bibliográfico os Recursos Especiais 1.334.097/RJ e 1.335.153/RJ, bem como o texto Two Rights of Free Speech, de Andrei Marmor. Abordou-se a proposta de Marmor (2018), compreendendo a liberdade de expressão para além do direito de dizer, incluindo o direito de ouvir. Verificou-se que o direito de falar e o direito de ouvir não são ilimitados, e que as decisões do STJ são coerentes com a proteção da pessoa humana e seus direitos de personalidade, bem como com a garantia da liberdade de expressão e de imprensa.
Keywords: Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Direito ao esquecimento
Liberdade de expressão
Liberdade de imprensa
Chacina
Rio de Janeiro
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliografia e fontes adicionais de doutrina indicadas pelo editor. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Appears in Collections:REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RDCI_N121_P159_183.pdf
  Restricted Access
778.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.