Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4313
Autor(es): Dalla Barba, Rafael Giorgio.
Título: Desafios metaéticos à doutrina do processo justo
Data da publicação: 2020-10
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 45, n. 308, p. 17-31, out. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Na visão de parcela da doutrina processual, o Direito Processual brasileiro incorpora princípios e valores que refletem a noção de “processo justo”. Essa expressão opera como fundamento jurídico para determinar a interpretação e a aplicação de decisões judiciais. No entanto, o conceito de “justiça” que caracteriza o processo é um conceito compartilhado entre Direito e Ética, de modo que os questionamentos sobre conceitos éticos se tornam questionamentos centrais ao Direito Processual. Esse compartilhamento aproxima o Direito à Metaética, a disciplina cujo objeto são conceitos e ações éticas. Enquanto disciplina que se ocupa com questões de segunda ordem, a Metaética permite identificar ao menos três desafios à noção de processo justo: metafísico, epistemológico e semântico. Até hoje nenhum dos três desafios foi adequadamente enfrentado.
Palavras-chave: Devido processo legal
Ética forense
Princípio da efetividade
Princípio da segurança jurídica
Motivação da sentença
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N308_P17_31.pdf
  Restricted Access
486.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.