Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5226
Autor(es): Araujo, Stephane Silva de
Título: INTERSECCIONALIDADE E SENSIBILIDADE JURÍDICA: os sentidos de justiça no cárcere gaúcho.
Data da publicação: 2019
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - ESPEN
Resumo: O cárcere brasileiro, segundo indicadores oficiais, configura-se como uma instituição estatal que se pauta por certa seletividade ao constituir uma população que apresenta etnia, classe, idade, orientação sexual, entre outros marcadores da diferença característicos. A permanência desses indivíduos por longos períodos em contato obrigatório e sob o escrutínio e vigilância de pessoas que não conheciam e em situações hierárquicas por vezes distintas, institui um sistema social operativo peculiar que é a prisão. O acesso à criminalidade intra e extramuros, antes e durante o período de permanência no cárcere, inaugura normas diversas de convivência, distintas práticas de organização cotidiana, assim como modos peculiares de regulação de conflitos, todos impulsionados por sensibilidades jurídicas que emergem nesse contexto particular. Nesse sentido, o objetivo geral da investigação foi analisar os sentidos de justiça dos atores do sistema carcerário produzidos a partir das sensibilidades jurídicas e interseccionalidades potencializadas no sistema social operativo da prisão gaúcha
Palavras-chave: Fundamentos da Prisão e da Pena
Sistema social operativo
Interseccionalidade
Sensibilidades Jurídicas
Sentidos de Justiça
Estado de Prisionização
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
Descrição fisica: 65 p.
Aparece nas coleções:Fundamentos da Prisão e da Pena



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.