Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5322
Autor : Costa, Ivone Freire;
Silva, Anderson Souza da;
Águilan, Taiala.
Título : A formação interdisciplinar dos profissionais de segurança pública: a experiência da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Otros títulos : Interdisciplinary training of public security professionals: the experience of the Federal University of Bahia (UFBA)
Fecha de publicación : 2021-01
metadata.dc.publisher.source: Revista SUSP Brasília v. 1, n. 1, p. 51-64, jan./jun. 2021.
Editorial : SUSP
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : Este texto apresenta uma reflexão sobre a interdisciplinaridade na formação dos profissionais de segurança pública pela UFBA, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (Progesp), mediante o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC). Busca compreender como o MPSPJC contribuiu para a imersão destes profissionais em uma nova perspectiva de segurança marcada pelo compromisso com a cidadania e com os valores democráticos. Assim, analisa as contribuições acadêmicas de seus alunos, a partir dos trabalhos de conclusão de curso, distribuídos entre as subáreas “criminalidade e vitimização”, “política e gestão da segurança pública” e “direitos humanos e cidadania”. Destaca a inovação do MPSPJC em aproximar as instituições de segurança pública com a universidade, e as novas formas de se pensar a segurança pública resultantes desta interlocução. De natureza qualitativa, e com recorte empírico da produção intelectual dos mestres do período de 2010 a 2020, fica evidente que o MPSPJC colaborou não somente para a efetivação da agenda de pesquisa e de políticas públicas na área de segurança pública, como também para a visualização das demandas postas tanto pela sociedade como pelas próprias instituições de segurança pública.
Palabras clave : Formação interdisciplinar
PROGESP
Segurança pública
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português, resumos em português e inglês.
Aparece en las colecciones: Revista do Sistema Único de Segurança Pública

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rev. Susp_N1_P51_64.pdf793.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.