Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/6163
Autor(es): Costa, Myrella Cristine Trevisan da.
Título: Breves considerações sobre o Acórdão 9303-008.694 da Câmara Superior de Recursos Fiscais do CARF: a produção de provas no processo administrativo tributário e a independência das instâncias
Título(s) alternativo(s): Brief considerations on judgment 9303-008,694 of the CARF`s Superior Chamber of Tax Appeals: the production of proofs in the tax administrative process and the independence of the instances
Data da publicação: 2020-07
Fonte de publicação: Revista de direito tributário contemporâneo, v. 5, n. 25, p. 123-142, jul./ago. 2020
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente artigo objetiva analisar o Acórdão 9303-008.694, proferido pela Câmara Superior de Recursos Fiscais do CARF, o qual, na contramão das demais decisões que vinham sendo proferidas por aquele Conselho Fiscal, validou crédito tributário formalizado em provas declaradas ilícitas pelo E. STJ, na seara do direito penal. Para tanto, inicia-se demonstrando do que se trata a investigação, bem como o entendimento do Poder Judiciário no que tange às provas obtidas. Em seguida, analisaremos o processo administrativo, focando nas teses encabeçadas pelo CARF para admitir como lícita prova derivada de outra que é ilícita. Finalmente, serão tecidas críticas ao acórdão proferido pela Câmara Superior, demonstrando a necessidade de garantir direitos fundamentais, os quais vedam a utilização de prova ilícita, mesmo que por derivação.
Palavras-chave: Prova ilícita
Processo administrativo tributário
Independência das instâncias
Fonte independente e descoberta inevitável
Fruto da árvore envenenada
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Tributário contemporâneo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTC_N25_P123-142.pdf182.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.