Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/6927
Autor(es): Pinto, Rodrigo Alexandre Lazaro.
Título: Beps 2.0 : breves considerações sobre a abordagem unificada proposta pela OCDE
Título(s) alternativo(s): Beps 2.0 : brief considerations about the unified approach proposed by the OECD
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de direito tributário contemporâneo, v. 6, n. 29, p. 51-71, abr./jun. 2021
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: A Abordagem Unificada (Unified Approach) proposta pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE procura uma solução consensual para os desafios fiscais decorrentes da digitalização da economia pelos efeitos combinados dos seus primeiro e segundo pilares, direcionando um aumento da participação das jurisdições da fonte na receita de empresas multinacionais da nova economia. Ademais, o segundo pilar da abordagem unificada poderá aumentar a tributação global das multinacionais por impor uma carga fiscal global mínima e propõe instrumentalizar meios para as diversas jurisdições negarem deduções, imporem retenções na fonte de renda local produzida ou aumentarem a base tributável de suas subsidiárias.
Palavras-chave: Economia digital
Tributação
Natureza fiscal
Receita tributária
Covid-19
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Tributário contemporâneo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTC _N29_P51-71.pdf338.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.