Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7345
Autor(es): Brito, Laura Souza Lima e.
Silva, Paula Aguiar e.
Título: Obrigação alimentar dos avós: (re)pensando os limites da natureza subsidiária e complementar da prestação
Título(s) alternativo(s): Granparents’ child support obligation: (re)evaluating the boundaries of the assistance’s subsidiary and complementary nature
Data da publicação: 2020-10
Fonte de publicação: Revista de Direito Privado, v. 21, n. 106, p. 227-244, out./dez. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explicitar as distinções entre a obrigação alimentar atribuída aos avós daquela devida pelos pais. Sabe-se que, por lei, a responsabilidade alimentar pode ser imputada aos avós quando o obrigado principal não possuir condições financeiras para tanto ou for ausente. Mas se faz necessário apresentar como a doutrina e jurisprudência acolheram a referida determinação legal. Para tanto, será feita a revisão bibliográfica do tema na doutrina nacional e os julgados do Superior Tribunal de Justiça serão analisados para entender como a obrigação alimentar avoenga está sendo atribuída, observando os limites e as variáveis utilizadas para a fixação do quantum debeatur.
Palavras-chave: Obrigação alimentar
Revisão bibliográfica do tema
Doutrina nacional
Julgados do Superior Tribunal de Justiça
Quantum debeatur
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Privado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDPriv_N106_P227-244.pdf
  Restricted Access
594.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.