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Autor(es): Faria, Cristiane.
Título: Família e a educação segundo Platão
Título(s) alternativo(s): Family and education according to Plato
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de Direito Privado, v. 22, n. 108, p. 225-236, abr./jun. 2021
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: A educação, como processo de ensino e aprendizagem, é prática bastante antiga, tanto quanto a própria humanidade, uma vez que o homem, por ser animal racional em sua origem, constrói, acumula e transmite conhecimento. Já a educação, enquanto teoria de práticas de aprendizagem, inicia-se com os filósofos gregos do século IV a.C., entre eles Platão. A ideia que permeia esse artigo é trazer os conceitos que Platão tem de família, núcleo familiar, filhos, interação entre pais e filhos, inserção de conceitos educativos para a formação do ser humano a fim que ele se torne justo e virtuoso. Destaca-se a visão platônica sobre a mulher, bem como seu papel dentro e fora do lar, atingindo a pólis. A mulher tem papel essencial na formação do indivíduo na concepção familiar de Platão, uma vez que ela, por estar “dentro do lar”, é a responsável pela passagem de conceitos que norteiam a estrutura de um indivíduo.
Palavras-chave: Platão, 428 ou 7-348 ou 7 A.C.
Brasil
Família
Educação
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
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