Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7413
Authors: | Faria, Cristiane. |
Title: | Família e a educação segundo Platão |
Other Titles: | Family and education according to Plato |
Issue Date: | 2021-04 |
metadata.dc.publisher.source: | Revista de Direito Privado, v. 22, n. 108, p. 225-236, abr./jun. 2021 |
Publisher: | Revista dos Tribunais |
metadata.dc.type: | Artigo de revista |
Abstract: | A educação, como processo de ensino e aprendizagem, é prática bastante antiga, tanto quanto a própria humanidade, uma vez que o homem, por ser animal racional em sua origem, constrói, acumula e transmite conhecimento. Já a educação, enquanto teoria de práticas de aprendizagem, inicia-se com os filósofos gregos do século IV a.C., entre eles Platão. A ideia que permeia esse artigo é trazer os conceitos que Platão tem de família, núcleo familiar, filhos, interação entre pais e filhos, inserção de conceitos educativos para a formação do ser humano a fim que ele se torne justo e virtuoso. Destaca-se a visão platônica sobre a mulher, bem como seu papel dentro e fora do lar, atingindo a pólis. A mulher tem papel essencial na formação do indivíduo na concepção familiar de Platão, uma vez que ela, por estar “dentro do lar”, é a responsável pela passagem de conceitos que norteiam a estrutura de um indivíduo. |
Keywords: | Platão, 428 ou 7-348 ou 7 A.C. Brasil Família Educação |
metadata.dc.description.other: | Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.” |
Appears in Collections: | Revista de Direito Privado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RDPriv_N108_P225-236.pdf Restricted Access | 394.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.