Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/11381
Autor : Santos, Renata Guilhoes Barros.
Gontijo, Simone Braz Ferreira.
Título : A Formação do Policial para a Docência na Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal a Partir da Aprendizagem Baseada em Problemas
Otros títulos : Police Training for Teaching at the Superior School of Civil Police of the Federal District Based on Problem-Based Learning
Formación Policial para la Docencia en la Escuela Superior de Policía Civil del Distrito Federal Basada en el Aprendizaje Basado en Problemas
Fecha de publicación : 2023-01
metadata.dc.publisher.source: Revista brasileira de ciências policiais, v. 14, n. 11, p. 425-454, jan./abr. 2023
Editorial : Academia Nacional de Polícia
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : Este artigo objetiva analisar a percepção dos policiais-formadores que atuam como docentes no curso de especialização em Ciências Policias com Foco na Atuação da Polícia Jurídica, ofertado pela Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal (ESPC), sobre seus conhecimentos para a utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A metodologia empregada na pesquisa teve caráter qualitativo, materializado na pesquisa-ação. Participaram da pesquisa sessenta e nove policiais que desenvolvem o trabalho de formadores na ESPC. Os participantes foram convidados a responder um questionário que visou mapear as carências e fragilidades na utilização da metodologia ABP. O questionário foi composto por duas seções, sendo que a primeira foi constituída por questões fechadas voltadas a traçar o perfil formadores, e a segunda parte, com questões fechadas e abertas, captaram as demandas e necessidades de formação em ABP. Os participantes afirmam que necessitam de ações formativas que permitam o desenvolvimento e domínio de competências técnicas para a utilização da ABP. Conclui-se que o presente estudo pode contribuir para a política de valorização da capacitação pedagógica dos policiais-formadores, por meio do fomento a uma prática educativa contextualizada e dialógica, materializada por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas
Palabras clave : Formação policial
Metodologias ativas
ABP
Educação dialógica
PCDF
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece en las colecciones: Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RBCP_N11_P425-454.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.