Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/11428
Authors: Eugênio, Janaína Covre.
Pereira, Natana Lopes.
Lunardi, Giovani Mendonça.
Title: Tecnologias da Informação e Comunicação e Metodologia Ativa na formação continuada do policial civil de Santa Catarina
Other Titles: Digital Technologies and Active Methodology in the continuing education of civil police officers in Santa Catarina
Integración de Tecnologías y Metodología Activa ABP en la formación continua de policías civiles de Santa Catarina
Issue Date: 2023-05
metadata.dc.publisher.source: Revista brasileira de ciências policiais, v. 14, n. 12, p. 253-296, maio/ago. 2023
Publisher: Academia Nacional de Polícia
metadata.dc.type: Artigo de revista
Abstract: A atual sociedade contemporânea vem sofrendo transformações decorrentes do avanço tecnológico. Esse novo paradigma de uma sociedade digital interfere em todas as esferas da vida, que passaram a ser permeadas pelas tecnologias digitais. Neste estudo destacamos o uso das tecnologias digitais no ensino policial. Para isso, este artigo visa investigar a integração de tecnologias da informação e comunicação e o uso da metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas na formação continuada do policial civil de Santa Catarina. Para atender a tal objetivo foi implementado um curso na modalidade de Educação a Distância para a formação continuada do policial civil. O curso de Polícia Judiciária Eleitoral foi desenvolvido no ambiente virtual (Moodle) do Laboratório de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. A estruturação e organização do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi realizada com base em algumas etapas da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Para análise do curso, enquanto metodologia e tecnologia, foi aplicado um instrumento de coleta de dados online aos 30 participantes da pesquisa. A análise das respostas coletadas apontou que o curso teve excelente aceitação entre os participantes e que o uso das tecnologias possibilitou a solução de alguns problemas enfrentados no processo de aperfeiçoamento profissional de policiais civis de Santa Catarina.
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação
Ensino policial
Educação a distância
metodologia ativa
Polícia civil
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Appears in Collections:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBCP_N12_P253-296.pdf5.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.