Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/14891
Autor(es): Lobo, Bernardo José Munhoz.
Leomil, Renata dos Santos Lannes Stilben.
Carvalho, Daniel Da Silva.
Título: Ninidrina ou 1,2-indanediona na Revelação de Impressões Digitais em Suportes Porosos? Um Estudo em Suportes Celulósicos
Título(s) alternativo(s): Ninhydrin or 1,2-Indanedione in the Development of Fingerprints on Porous Supports? A Study on Cellulose Supports
¿Ninhidrina o 1,2-Indanediona en la Revelación de Huellas Dactilares Sobre Soportes Porosos? un Estudio sobre Soportes de Celulosa?
Data da publicação: 2024-01
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências policiais, v. 1, n. 15, p. 149-178, jan./abr. 2024
Editora: Academia Nacional de Polícia
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente trabalho buscou verificar experimentalmente o desempenho da 1,2-indanediona frente ao da ninidrina, ao revelar impressões digitais latentes em suportes celulósicos encontrados rotineiramente nos laboratórios de perícia papiloscópica. Foram utilizadas escalas sugeridas na literatura para atribuir notas às revelações realizadas, buscando uma forma mais objetiva de comparar os desempenhos dos processos de revelação. A 1,2-indanediona apresentou melhor desempenho global em relação à ninidrina, e esta, em relação ao processo que emprega 1,2-indanediona e posteriormente ninidrina. Foi observada atenuação ao revelar com ninidrina após a amostra já ter sido processada com 1,2-indanediona. Contudo a atenuação não foi considerada severa.
Palavras-chave: Indanediona
Ninidrina
Papiloscopia forense
Impressões digitais
Superfície porosa
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Texto em português; resumo em português; inglês e espanhol.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCP_N15_P149-178.pdf9.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.