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Autor(es): Jesus, Letícia da Franca de.
Cordeiro, Júlia da Silva.
Paula, Erika Carmo de.
Durão, Maria Paula Lima Andrade.
Alem, Ludmila.
Silva, Dayse Aparecida da.
Título: Laboratório de cena de crime simulada da UERJ e seu papel na Educação de Jovens e Adultos
Data da publicação: 2024-05
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências policiais, v. 2, n. 15, p. 121-130, mai./ago. 2024
Editora: Academia Nacional de Polícia
Tipo: Artigo de revista
Resumo: A crescente popularização das Ciências Forenses entre jovens impulsiona o desenvolvimento de metodologias de ensino que explorem atividades práticas em laboratório, facilitando o aprendizado de conteúdos específicos. Um laboratório de cena de crime simulada propicia uma abordagem lúdica e didática para o estudo de temáticas relacionadas às aplicações forenses. A presente pesquisa desenvolveu cenas de crime simuladas em um espaço dedicado que integra a estrutura organizacional do Laboratório de Ciência e Tecnologia Forense (LabCT-Forense), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UER J), para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de genética, bioquímica e anatomia. Foram desenvolvidas situações fictícias de casos criminais a partir de pesquisas bibliográficas e divulgação em mídia. Essas situações foram descritas em roteiros, com base nos quais foram adquiridos os materiais para a montagem das cenas simuladas. A estrutura já atendeu disciplinas de pós-graduação e fundamenta trabalhos de conclusão de curso, promovendo discussões sobre ciências forenses e colaboração multidisciplinar entre a comunidade acadêmica.
Palavras-chave: Ensino
Ciências forenses
Laboratório
Cena de crime simulada
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

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