Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/16399
Autor(es): Pintarelli, Camila.
Título: Neuroproteção e democracia
Título(s) alternativo(s): Neuroprotection and democracy
Data da publicação: 2025-07
Fonte de publicação: Revista de IA & Direito, v. 1, n. 1, p. 159-180, jul./dez. 2025
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: A consolidação das neurotecnologias inaugura uma etapa inédita da história humana: a possibilidade de acessar, coletar e manipular dados neurais. Esse cenário, ao mesmo tempo promissor e arriscado, impacta diretamente a faculdade espiritual do pensamento, núcleo da dignidade humana e pressuposto da realização democrática. Partindo da filosofia de Hannah Arendt e dialogando com metáforas culturais como o cinema expressionista alemão dos anos 1920, este ensaio defende que a proteção constitucional da mente – a neuroproteção – constitui condição para a inovação tecnológica responsável e para a preservação da democracia. Ao examinar iniciativas normativas internacionais (OCDE, Parlamento Europeu, Unesco, Espanha, Chile) e nacionais (PEC 29/2023, Emenda Constitucional 85/2023 do RS), conclui-se que estamos diante de um novo capítulo jurídico: a constitucionalização do direito de pensar.
Palavras-chave: Neurotecnologia
Democracia
Neuroproteção
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de IA & Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIAD_N1_P159-180.pdf
  Restricted Access
426.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.