Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/16634
Autor(es): Azevedo, Gabriela.
Azevedo, Thaisa Ragone.
Título: O que há por trás da IA? Os impactos da operacionalidade da ferramenta que potencialmente facilita o trabalho humano
Título(s) alternativo(s): What os behind AI? The impacta of the tool’s operationality, which potentially facilitates humano work
Data da publicação: 2025-10
Fonte de publicação: Revista de direito e as novas tecnologias. v. 8, n. 29, p. 158-178, out./dez./2025
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Neste artigo, abordamos a complexa teia de recursos humanos e naturais necessários à operacionalidade das várias ferramentas de Inteligência Artificial (IA) disponíveis no mercado brasileiro e no internacional. A IA, oferecida em modalidades diferentes, inclusive gratuitas, e já embarcada em outros produtos (Whatsapp, Google Workspace, entre outros), é crescentemente utilizada pela população em geral e para tarefas específicas e especializadas (como diagnósticos médicos). As vantagens majoritariamente associadas à IA são o ganho de tempo e de eficiência para o usuário. Entretanto, ainda que represente uma mudança qualitativana experiência humana com aparência definitiva, a IA mobiliza uma quantidade muito significativa de recursos e este impacto está subinvestigado. Em fase exploratória, o presente estudo investiga a precarização do trabalho de alimentação de dados dos algoritmos, bem como os gastos dos data centers, sem se esquecer das questões que mais aparecem na superfície: a governança de dados e os vieses dos resultados apresentados pela IA. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada em revisão bibliográfica crítica e análise documental interdisciplinar, além de um estudo bibliométrico realizado no repositório Web of Science, cujos resultados foram tratados no software R. Essa etapa permitiu mapear tendências de publicação no Brasil, entre 2020 e 2025, sobre três eixos temáticos: benefícios da IA, microtarefas e impactos socioambientais de data centers. Foram mobilizadas obras de filosofia, sociologia e direito que tratam da relação entre tecnologia, eficiência e trabalho. A hipótese em exame é a de que a disseminação do uso de IA ao ritmo e nas condições atuais é insustentável no longo prazo.
Palavras-chave: Inteligência Artificial
Trabalho digital
Microtarefas
Data centers
Impactos socioambientais
Notas: Inclui notas bibliográficas e bibliografia
O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Direito e as Novas Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTec_N29_P158-178.pdf
  Restricted Access
503.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.