Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2446
Autor(es): Levin, Alexandre.
Título: Participação de empresas em recuperação judicial em licitações públicas: entendimentos do Tribunal de contas do Estado de São Paulo e do Tribunal de Contas da União
Título(s) alternativo(s): Participation of companies undergoing judicial reorganization in public tenders: understandings of the São Paulo State Court of auditors and the Federal Court of Accounts
Data da publicação: 2020-07
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O objetivo deste estudo é conhecer os fundamentos das decisões proferidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que permitiram a participação em processos licitatórios de empresas em recuperação judicial. A partir desses dados, busca-se compreender como será levada a efeito a qualificação econômico-financeira das empresas licitantes, etapa obrigatória em qualquer licitação. Ao final, busca-se resposta à seguinte questão: a decisão sobre a habilitação econômico-financeira de empresa licitante passou a ser de responsabilidade do Juízo da recuperação judicial, ou ainda pertence ao rol de competências da comissão licitante? Haveria, nesse caso, invasão de competência reservada ao Poder Executivo? Quais seriam as consequências práticas desse tipo de decisão para os contratos administrativos, em especial perante o risco de rescisão contratual por falência da empresa contratada?
Palavras-chave: Recuperação judicial
Licitação
Qualificação econômico-financeira
Notas: Fonte: Revista de direito administrativo, infraestrutura, regulação e compliance, v. 4, n. 14, p. 283-302, jul./set. 2020.
Aparece nas coleções:Revista de Direito Administrativo, Infraestrutura, Regulação e Compliance

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDAI_N14_P283-302.pdf
  Restricted Access
224.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.