Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2835
Autor(es): Silva, Thaís Maia.
Cury, Augusto Jorge.
Título: A eficácia objetiva da coisa julgada nos embargos de terceiro
Título(s) alternativo(s): Extension of the res judicata’s objetive boundaries in the third opposition
Data da publicação: 2021-02
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 46, n. 312, p. 233-263, fev. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Aborda a possibilidade de extensão dos limites objetivos da coisa julgada aos fundamentos de direito material da ação de embargos de terceiro, que se caracterizam como questões prejudiciais ao mérito da ação. Objetiva-se determinar se é possível a extensão da coisa julgada a estas questões prejudiciais, tudo a partir da análise dos conceitos gerais dos institutos e das modificações legislativas trazidas com o advento do Código de Processo Civil de 2015. Conclui-se, a partir de interpretação sistemática das alterações do novo Diploma, pela possibilidade de extensão dos limites objetivos da coisa julgada às questões prejudiciais dos embargos de terceiro desde que seguidos os requisitos previstos nos §§ 1º e 2º do artigo 503 do Código de Processo Civil.
Palavras-chave: Coisa julgada (processo civil)
Embargos de terceiro
Brasil. Código de processo civil (2015)
Questão prejudicial
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N312_P233-263.pdf
  Restricted Access
246.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.