Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2993
Autor(es): Mônaco, Fernanda Martins.
Título: Legitimidade para pleitear honorários sucumbenciais
Título(s) alternativo(s): Legitimacy to demand attorney’s fees
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 45, n. 309, p. 75-92, nov. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este artigo versa sobre a legitimidade extraordinária da parte para pleitear honorários sucumbenciais nas fases de conhecimento, recursal e executiva, bem como, sobre as consequências do reconhecimento desta modalidade de legitimidade. O interesse pelo estudo deste tema nasceu da constatação de que a prática forense se consolidou no sentido de permitir que o constituinte defenda os direitos do advogado, no que concerne a fixação, majoração e execução dos honorários de sucumbência, sem que tenha sido feita a devida reflexão acerca de qual é o fundamento processual deste fenômeno. Neste sentido, parte-se da hipótese de que se trata de espécie de legitimação extraordinária, na qual o constituinte atua como substituto processual do advogado (substituído).
Palavras-chave: Princípio da sucumbência
Honorários advocatícios
Legitimidade extraordinária
Substituição processual
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N309_P75-92.pdf
  Restricted Access
584.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.